Veja como o RPA pode auxiliar na automação de seguradoras

As seguradoras são responsáveis pela proteção de riscos em diferentes aspectos do nosso dia a dia, desde bens materiais até a nossa própria vida. Junto com essa função, vêm grandes responsabilidades. Por isso, o setor é rigorosamente regulamentado quando se trata de políticas e dados do cliente. Porém, para alcançar maior eficiência e continuidade operacional é preciso gerenciar processos de forma assertiva. É aí que o RPA pode auxiliar.

Neste artigo vamos falar sobre os principais desafios enfrentados hoje pelas seguradoras e os benefícios que o RPA pode trazer para o setor. Confira quais são os principais desafios!

➡ Sistemas e aplicativos preexistentes

O setor de seguros possui diferentes sistemas e aplicativos preexistentes. Assim como em outras áreas, como no setor bancário, por exemplo, seguradoras possuem anos de existência, e com isso alguns sistemas antigos não podem ser substituídos, já que todos os dados operacionais se encontram neles. Por isso, o setor nem sempre é reconhecido pela inovação, já que muitas vezes não atende às expectativas dos consumidores. O desafio da migração para novos sistemas requer investimento e recursos humanos.

➡ Manutenção com a conformidade e regulamentações

São inúmeras jurisdições onde as seguradoras costumam atuar. Por isso, o trabalho precisa ser consistente no que diz respeito a transparências e requisitos quando o assunto é regulamentações.

➡ Entrada de dados de várias fontes – muitas vezes manuais

Por ser um setor estritamente regulamentado, há uma enorme quantidade de regras e regulamentos que exigem uma abordagem cuidadosa com dados e documentos. Dessa forma, a área está sobrecarregada com tarefas repetitivas, como a coleta e cadastro manual de dados. São atividades que demoram horas para serem concluídas e ainda, por serem manuais, estão expostas a imprecisões.

➡ Precisam oferecer a melhor experiência ao cliente

As seguradoras são, na maioria das vezes, o primeiro ponto contato do cliente diante da necessidade de acionar o seguro. Por isso, um dos desafios do setor é oferecer uma boa experiência ao cliente. Uma má experiência pode comprometer a credibilidade da empresa. É importante ter em mente que o consumidor busca um atendimento de alto nível, com transparência e confiabilidade.

Esses são alguns dos desafios enfrentados pelo setor de seguros atualmente. E como driblar essas dificuldades? A resposta está no RPA. O RPA, Robotic Process Automation, é uma ferramenta que automatiza tarefas repetitivas, dando maior rapidez aos processos e diminuindo possíveis erros. Veja alguns benefícios que ele pode trazer:

✅ Processamento de dados otimizado

O RPA pode auxiliar na coleta, entrada, saída e verificação de dados dos sistemas de seguradoras. O bot pode automatizar esse processo e a empresa pode concentrar esforços em tarefas prioritárias: gerenciando e aprimorando outras atividades. Por exemplo, o robô pode automaticamente ler uma planilha de dados enviada por email e cadastrar no sistema da seguradora. Ou ainda, compilar os dados dos clientes e filtrá-los ou identificá-los com base em alguma informação essencial. Com isso, é possível reduzir o tempo de processamento de reclamações, aprimorar a precisão, eliminar erros humanos e padronizar processos.

✅ Verificações facilitadas

Um agente de seguros precisa verificar diferentes informações ao acionar o seguro. Por meio de um bot, é possível automatizar verificações e descobertas de dados inseridas no CRM da empresa. O agente pode economizar tempo, o que agiliza o processo como um todo. O robô pode, por exemplo, consultar os dados do cliente no sistema da Receita Federal ou verificar pendências em relação ao CPF, fazendo uma aprovação de seguro mais rápida.

✅ Trilha de logs em execução

A trilha detalhada dos logs de execução permite à empresa documentar cada etapa do processo, oferecendo excelentes oportunidades de auditoria. Isso é possível devido ao gerenciamento de risco aprimorado, adaptabilidade a quaisquer alterações e taxa de erro zero no que diz respeito à conformidade com regulamentações existentes.

Dessa forma, o RPA pode impactar positivamente nas empresas do setor de seguros, sendo uma vantagem competitiva na nova realidade digitalizada. Isso acontece pois o RPA é uma ferramenta indicada para sistemas legado – sistemas mais antigos que, muitas vezes, possuem menor segurança, são menos práticos, etc. A automação aparece como uma forma de integrar esse sistema legado com tecnologias mais modernas, possibilitando ajustes que beneficiam diversas atividades dentro das seguradoras. Entre em contato com a Prime e veja como nossos consultores podem lhe auxiliar, trazendo mais resultados para sua empresa!

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