Testes de Performance garantem uma boa usabilidade das aplicações.

Testes de Performance são essenciais. São eles que mantém aplicações da web e de dispositivos móveis em harmonia com a usabilidade que os usuários desejam. Esse tipo de teste simula cargas excessivas de dados e de usuários para checar se o sistema mantém o mesmo desempenho, sem falhas.

Algumas empresas capricham nas ofertas, como na Black Friday, mas esquecem de testar aspectos como velocidade, estabilidade e escalabilidade das aplicações. E é exatamente isso que os testes de performance fazem.

Em um site, por exemplo, o tempo de carregamento da página em diferentes navegadores faz parte da experiência do usuário. Dificilmente um consumidor vai insistir em comprar em um site muito lento. A adequação do site para diferentes resoluções e tamanhos de tela também são importantes para a acessibilidade.

Para aplicativos móveis, toda a gama de dispositivos, com diferentes modelos e sistemas operacionais, deve ser testada. Ainda deve ser levado em consideração que os usuários têm condições de rede variáveis, como conexão de internet 3G e 4G. Aplicações que são executadas em segundo plano e a latência de sensores como os de localização e de câmera devem passar por testes de performance.

Entre os tipos de teste de performance estão: testes de carga, testes de estresse, testes de resistência, testes de pico, testes de volume, testes de capacidade e testes de escalabilidade. No geral, esses testes não funcionais medem o desempenho das aplicações em condições normais e de pico, com trabalhos excessivos, por um longo período de tempo, com grandes quantidades de dados e com aumento de carga de trabalho.

Testes de performance submetem os softwares a um rígido controle de qualidade. Sem estabilidade ou velocidade, o software pode sofrer problemas de confiabilidade. Por isso é necessário que os testes sejam minuciosos. Só assim é possível verificar se a aplicação pode ser executada em alto nível mesmo com uma elevada carga de trabalho. Ao reduzir a

possibilidade de falhas e travamentos, os testes de performance reduzem o custo de produtividade.

Mas não se engane. Os testes de performance ou desempenho não são apenas sobre velocidade. Isso é importante, mas não pode ser conseguido com o uso de recursos excessivos dos usuários, como CPU, disco e memória. Outros aspectos importantes são a automação dos testes de performance e quando eles acontecem. Os testes de performance exigem que muitos usuários virtuais executem o software como se fossem usuários finais reais. Em testes manuais isso exigiria muitos testadores. Daí uma vantagem dos testes automatizados. E qual momento de executar os testes? As empresas que usam metodologia ágil aplicam testes de desempenho durante todo o processo de desenvolvimento e não apenas ao final do ciclo. Essa boa prática evita deixar que os clientes da sua empresa descubram por si mesmos que o desempenho do seu software não é tão bom assim.

Newsletter

Assine nossa newsletter e seja avisado sobre novos artigos, cases, eventos e muito mais.

E-books e Relatórios

Conheça nossa base de ebooks, artigos, relatórios e cases. Aprenda sobre as boas práticas de testes, qualidade de software e muito mais.

Tudo disponível para download gratuitamente.