Teste e provisionamento de infraestrutura de qualidade: segurança, confiabilidade e escalabilidade.

De acordo com relatório da MarketsandMarkets, espera-se que o mercado global de testes de infraestrutura cresça de US$ 5,5 bilhões em 2018 para US$ 12,8 bilhões até este ano, a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 18,1%. Esse crescimento é atribuído à crescente adoção de infraestrutura baseada em nuvem, à necessidade de soluções de teste de infraestrutura ágeis e dimensionáveis e à crescente demanda por serviços de teste de infraestrutura econômicos. 

Além disso, uma pesquisa realizada pela Statista em 2022 revelou que as três principais preocupações dos tomadores de decisões de TI nos Estados Unidos em relação à infraestrutura são segurança (48%), confiabilidade (47%) e escalabilidade (43%). Essas preocupações destacam a necessidade de as empresas priorizarem o teste e o provisionamento de sua infraestrutura para garantir que ela atenda aos mais altos padrões de segurança, confiabilidade e escalabilidade. 

Para isso, as empresas devem se concentrar na implementação de uma estratégia de teste abrangente que inclua testes funcionais e não funcionais. Os testes funcionais garantem que a infraestrutura atenda aos requisitos especificados e execute as funções pretendidas, enquanto os testes não funcionais avaliam o desempenho, a segurança e o dimensionamento da infraestrutura. 

As empresas devem considerar a implementação de ferramentas e processos de teste automatizados para melhorar a eficiência e a precisão de seus esforços de teste. Isso pode incluir ferramentas para testes de carga, testes de segurança e testes de desempenho, entre outros. A automação não apenas economiza tempo e recursos, mas também garante consistência e confiabilidade no processo de teste. 

Outro aspecto fundamental do teste e do provisionamento da infraestrutura é garantir a conformidade com as normas regulamentares e as práticas recomendadas do setor. As empresas devem estar cientes das normas e diretrizes relevantes que se aplicam ao seu setor e garantir que sua infraestrutura atenda a esses requisitos.  

Automação do provisionamento do ambiente de teste  

De acordo com o World Quality Report, no que diz respeito às ferramentas que as organizações usam para provisionamento automatizado de ambientes de teste, o resultado é distribuído uniformemente entre as diferentes opções disponíveis. Cerca de 41% dos entrevistados usam uma estratégia de ferramentas híbridas com uma combinação de ferramentas comerciais prontas para uso e opções de código aberto.  

Quando se trata de ferramentas nativas da nuvem ou de uma combinação de preferências de ferramentas criadas por fornecedores internos, observamos que a perspectiva é semelhante. Portanto, uma combinação de estratégias de ferramentas está sendo seguida atualmente. 

Provisionamento de ambiente de teste na nuvem  

Como mais cargas de trabalho estão sendo transferidas para a nuvem, o World Quality Report apurou que quase metade de todas as organizações provisionam apenas até 25% dos ambientes de não produção na nuvem. No geral, 49% das organizações têm mais de 50% de seus ambientes de não produção na nuvem. Essa adoção da nuvem de ambientes que não são de produção mostra uma tendência positiva, em comparação com a pesquisa do ano passado, quando apenas uma média de 23% dos testes foi feita em um ambiente de nuvem. 

As cargas de trabalho que não são de produção estão migrando cada vez mais para a nuvem. Também analisamos as estratégias de plataforma de nuvem para ambientes que não são de produção. O resultado é que muitas organizações (44%) usam atualmente uma estratégia de ambientes híbridos (no local mais um único provedor de nuvem). Cerca de 38% das organizações têm uma estratégia de várias nuvens em vigor. Além disso, uma média de 30% dos entrevistados começou a pensar seriamente em mudar os ambientes de teste para um modelo de vários locais (no local e com vários provedores de nuvem).  

Testes de nuvem e infraestrutura  

O World Quality Report deste ano investigou se as organizações incluem testes de nuvem e infraestrutura como parte de seu ciclo de vida de desenvolvimento. Verificou-se que cerca de 96% de todos os entrevistados mencionaram que os testes de nuvem agora fazem parte do ciclo de vida de testes, sendo que 57% incluíram testes de nuvem na maioria dos projetos e 39% afirmaram tê-los incluído pelo menos em alguns dos projetos. 

Essa é uma tendência positiva de aumento na inclusão de recursos de teste em nuvem no ciclo de vida de desenvolvimento de software. É recomendado que essa tendência continue e que os testes de nuvem e de infraestrutura sejam incluídos como uma fase obrigatória no ciclo de vida. 

Também foi perguntado aos entrevistados em que tipo de projetos os testes de nuvem e infraestrutura estão incluídos. Foi observada uma grande mudança em relação aos anos anteriores, sendo que, neste ano, cerca de 40% dos entrevistados mencionaram que todos os seus projetos agora têm testes em nuvem incluídos como parte de seus ciclos de vida de desenvolvimento de software. Cerca de 27% dos entrevistados consideram que isso se aplica apenas a projetos de migração para a nuvem.  

Essa tendência é animadora, pois os testes de nuvem e infraestrutura costumavam ser uma fase realizada fora do ciclo de vida típico de desenvolvimento de software nos data centers. Os testes em nuvem como uma tendência ganhará aceitação e maior adoção nos próximos anos e, sem dúvida, mais organizações estão aderindo aos testes de nuvem e infraestrutura em comparação com os anos anteriores. Isso é ainda mais pertinente devido à crescente adoção da nuvem e à maior atenção aos possíveis problemas de segurança e desempenho.  

Estratégia de teste na nuvem  

Segundo o World Quality Report, a estratégia de teste na nuvem ainda está longe de ser eficaz. Metade dos entrevistados mencionou que sua estratégia de testes em nuvem é apenas um pouco eficaz, enquanto 37% dos entrevistados mencionaram que ela é moderadamente eficaz. Esse resultado é um sinal de que o conceito geral de testes em nuvem e a automação relacionada a eles estão apenas nos estágios iniciais na maioria das organizações.  

A principal conclusão dessa observação é que as organizações devem começar a criar urgentemente uma estratégia de testes de infraestrutura e de nuvem de ponta a ponta que se alinhem à estratégia geral de adoção da nuvem da organização. 

Automação de testes na nuvem  

Cerca de 33% dos entrevistados responderam que o uso de ferramentas para testes na nuvem é uma decisão muito específica do projeto. A mesma proporção (33%) prefere atualmente ferramentas de código aberto nesse espaço, enquanto 31% preferem ferramentas nativas da nuvem. As estratégias de ferramentas nas organizações são muito semelhantes, e isso também sugere que não há uma única ferramenta ou estratégia excepcional para testes na nuvem. Portanto, para as organizações, todas as opções (código aberto, pronto para uso, híbrido etc.) estão abertas para consideração.  

O relatório recomenda a escolha de estratégias de adoção de nuvem em vários locais, e que as organizações considerem seriamente as opções de ferramentas comerciais integradas prontas para uso e de código aberto para atender a várias arquiteturas de nuvem e requisitos específicos do projeto. Isso também pode reduzir os gastos com licenças de ferramentas, padronizando-as em todos os projetos. 

Conclusão 

Em conclusão, o teste e o provisionamento de infraestrutura de qualidade são um aspecto essencial do desenvolvimento de software. As empresas devem se concentrar em áreas como infraestrutura como código, infraestrutura em nuvem, testes automatizados e testes de desempenho para garantir o funcionamento adequado de seus aplicativos de software. Ao investir nessas áreas, as empresas podem melhorar a qualidade de seus aplicativos, reduzir o tempo e o esforço necessários para os testes e, por fim, fornecer produtos melhores aos clientes.

Newsletter

Assine nossa newsletter e seja avisado sobre novos artigos, cases, eventos e muito mais.

E-books e Relatórios

Conheça nossa base de ebooks, artigos, relatórios e cases. Aprenda sobre as boas práticas de testes, qualidade de software e muito mais.

Tudo disponível para download gratuitamente.