Querer superar as expectativas do usuário é louvável, mas muitas empresas se esquecem de que, antes de superar algo, é preciso atingi-lo. O proverbial “feijão com arroz” muitas vezes acaba sendo deixado de lado pelas organizações, e os prejuízos causados por aplicações que não cumprem o que prometem são incontáveis.
É neste cenário que o Software Quality Assurance (SQA, ou “Garantia de Qualidade de Software”) se mostra indispensável. Depois de ler nosso artigo, você vai entender o valor da SQA – e por que precisa fortalecer esta prática na sua organização o quanto antes.
Em busca da Qualidade
Em termos simples, o SQA é um processo que ajuda a garantir que o software produzido esteja de acordo com os critérios de qualidade estabelecidos pela organização. Por meio de uma série de atividades realizadas de maneira contínua, se verifica que todos os envolvidos no projeto implementaram corretamente os requisitos.
De certa forma, o objetivo final do SQA é encontrar as falhas e fraquezas da aplicação antes que elas cheguem ao usuário final. Resolvê-las “em casa” é mais fácil e certamente ajuda a evitar feedbacks de um público descontente.
É comum confundir SQA com testagem de softwares, mas o fato é que a execução de testes é apenas uma parte do processo, que envolve:
- Estabelecer critérios objetivos de qualidade;
- Executar revisões técnicas;
- Implementar uma estratégia de multi-testes;
- Usar tecnologia de engenharia de software;
- Adotar um mecanismo de mensuração da qualidade.
Além destas tarefas, há pelo menos nove elementos que devem ser abordados em um programa abrangente de SQA:
- Padrões de engenharia de software;
- Análises e auditorias técnicas;
- Testes de software focando em controle de qualidade;
- Coleta e análise de erros;
- Gerenciamento de mudanças;
- Programas de treinamento;
- Gerenciamento de vendas;
- Gerenciamento de segurança;
- Gerenciamento de riscos.
Os benefícios do SQA
Já falamos acima sobre como detectar problemas precocemente ajuda a evitar dor de cabeça diante do usuário final. Porém, os benefícios de um programa de SQA vão muito além disso.
É muito mais caro remediar após o lançamento uma aplicação falha, do que resolver os problemas antes. Assim, o SQA ajuda a reduzir gastos – deixando de ser um “gasto” para se tornar, de fato, um “investimento”.
Além de dinheiro, economiza-se tempo também, já que os consertos de bugs são mais rápidos na fase de desenvolvimento.
O aumento da qualidade, ao melhorar a experiência do usuário, melhora também a imagem da organização – algo valioso em um ambiente cada vez mais competitivo. Lembre-se de que uma boa reputação é difícil de obter e fácil de perder, um dos motivos pelos quais o SQA é um processo que deve ser realizado continuamente.
Agende uma conversa com um de nossos especialistas e descubra como implementar um sólido programa de SQA na sua organização.