SecDevOps, DevSecOps e a importância da segurança no desenvolvimento de software

No âmbito do desenvolvimento de softwares, o DevSecOps surgiu na esteira do DevOps em resposta aos constantes desafios ligados a cibersegurança. Tais desafios não diziam respeito somente às ameaças de agentes maliciosos: também era necessário incorporar com eficiência a segurança no pipeline, para não prejudicar a velocidade do desenvolvimento e das entregas.

Há quem defenda, porém, que o DevSecOps não dá a devida priorização à segurança, ainda considerada um “adicional” (ou, muitas vezes, um “gargalo”) no meio das operações. Eis que surge uma variante: o SecDevOps.

A expansão da sigla

O DevOps, uma metodologia que integra equipes de desenvolvimento e operações, melhorou substancialmente os processos de implementação de software. Apesar do seu sucesso, muitos profissionais perceberam que ele deixava em segundo plano um elemento crucial: a segurança. Para lidar com essas preocupações, surgiu o movimento DevSecOps.

Antes de falar sobre o DevSecOps (e, em seguida, sobre o SecDevOps), porém, é crucial entender a sua relação com o Ágil.

Enquanto o Ágil se concentra principalmente no desenvolvimento de software, o DevOps estende seu alcance para englobar soluções de ponta a ponta para negócios e entrega rápida. O DevSecOps, por sua vez, é construído sobre os alicerces do DevOps, introduzindo a segurança em cada estágio do Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software (SDLC, na sigla em inglês).

Nessa abordagem, integram-se práticas de segurança no desenvolvimento e nos processos de implantação, garantindo segurança ao longo do SDLC: testes de segurança contínuos e automatizados, identificação de vulnerabilidades no início do pipeline de desenvolvimento e promoção da colaboração entre membros da equipe no quesito de segurança.

Princípios-chave do DevSecOps incluem responsabilidade compartilhada pela segurança entre membros da equipe, políticas de segurança bem definidas incorporadas nas fases de planejamento e implantação, automação de procedimentos de segurança e associação de alterações no código da aplicação com procedimentos e regras de implantação.

DevSecOps vs. SecDevOps

Muitas pessoas consideram esses termos intercambiáveis, mas eles têm significados distintos.

O foco principal do pipeline DevSecOps é estabelecer um processo contínuo e ágil de desenvolvimento de software. Para alcançar eficácia, todos os grupos colaboram ao longo de todo o pipeline. No entanto, na maioria dos casos, o DevSecOps prioriza o desenvolvimento e a agilidade da entrega. A segurança pode, intencionalmente ou não, acabar em segundo plano.

Já o pipeline SecDevOps desloca a ênfase na segurança para as fases iniciais (shift-left), com o objetivo de eliminar silos e gargalos desde o início. As equipes colaboram para assegurar a confiabilidade das aplicações, e todos os participantes do projeto compartilham a responsabilidade pela qualidade e segurança do produto final. A segurança recebe mais ênfase do que na abordagem DevSecOps.

Em ambos, a automação ajuda a não comprometer a produtividade. No caso do SecDevOps, porém, sua importância é ainda maior, já que a primazia da segurança tem o risco de diminuir a velocidade do processo como um todo.

SecDevOps na prática

A principal vantagem da adoção da abordagem SecDevOps está na segurança geral aprimorada pela sua priorização e pelo shift-left. Detecção precoce de vulnerabilidades, monitoramento contínuo e capacidades aprimoradas de detecção de ameaças estão entre os muitos benefícios. O SecDevOps também aprimora a colaboração e agilidade em resposta a mudanças e ajuda a garantir conformidade com regulamentações do setor.

O SecDevOps segue um fluxo de trabalho padronizado que inclui práticas de desenvolvimento seguro, controle de versão, testes automatizados e monitoramento contínuo (que vamos abordar mais à frente). Essa abordagem estruturada garante a integração sistemática de medidas de segurança em cada estágio do processo de desenvolvimento.

Diversas ferramentas e ações apoiam a implementação do SecDevOps, tais como: Teste de Segurança Estático de Aplicações (SAST), Análise de Composição de Software (SCA), Teste de Segurança Dinâmico de Aplicações (DAST), Teste Interativo de Segurança de Aplicações (IAST) e ferramentas de Proteção em Tempo de Execução de Contêineres.

SAST

Essas ferramentas ajudam a identificar vulnerabilidades em código já desenvolvido. Desenvolvedores podem integrá-las como parte automatizada do processo de desenvolvimento, identificando e corrigindo potenciais vulnerabilidades no início do ciclo DevOps. Exemplos de ferramentas de análise estática incluem SonarQube e Veracode.

SCA

A análise de composição de software gerencia e monitora a conformidade de licenças e vulnerabilidades de segurança em componentes de código aberto. Ferramentas avançadas de SCA oferecem recursos para prevenir downloads e falhas de compilação, impor políticas e enviar notificações a outros sistemas. As vulnerabilidades identificadas pelo SCA são mais fáceis de corrigir, pois a comunidade de desenvolvedores corrige grande porcentagem (estima-se que mais de 95%).

DAST e IAST

Ferramentas de Teste Dinâmico de Segurança de Aplicações (DAST) testam interfaces abertas de uma aplicação em execução quanto a vulnerabilidades.

Enquanto o DAST vê uma aplicação como uma caixa preta, o IAST utiliza uma combinação de DAST e SAST para melhorar a precisão dos testes de segurança de aplicações. Exemplos de ferramentas IAST incluem Synopsys, Contrast Security e Checkmarx.

Ferramentas de Proteção em Tempo de Execução de Contêineres

Essas ferramentas monitoram contêineres em tempo de execução e oferecem várias capacidades, incluindo detecção de anomalias com base em análises comportamentais, firewalls em diferentes níveis e muito mais. Exemplos de proteção em tempo de execução incluem NeuVector, Twistlock e Rezilion.

Melhores Práticas do SecDevOps

O sucesso do SecDevOps depende da maturidade da empresa e da adoção de certas práticas essenciais:

Desenvolvimento seguro: envolve a adoção de boas práticas de codificação segura, a revisão regular do código em busca de vulnerabilidades e a integração de testes de segurança durante o desenvolvimento.

Determinação de Políticas de Segurança: inclui a definição de padrões de segurança, diretrizes para o tratamento de dados sensíveis e a criação de protocolos específicos para lidar com potenciais ameaças. Políticas bem definidas proporcionam uma base sólida para a implementação eficaz de medidas de segurança.

Uso abrangente de Controle de Versão: A utilização de sistemas de controle de versão é fundamental para rastrear e gerenciar alterações no código-fonte. Isso não apenas facilita a colaboração entre membros da equipe, mas também permite reverter para versões anteriores em caso de problemas, garantindo assim a integridade e rastreabilidade do código.

Automação de Tarefas Repetitivas: contribui para a eficiência e consistência. Tarefas repetitivas, como testes de segurança, compilação de código e implementação, podem ser automatizadas para garantir uma abordagem padronizada e reduzir a probabilidade de erros humanos.

Aplicação de Modelagem de Ameaças: envolve a identificação proativa e a avaliação de potenciais riscos de segurança no sistema. Ao antecipar possíveis ameaças, as equipes podem desenvolver contramedidas mais eficazes, fortalecendo assim a resiliência do aplicativo contra potenciais vulnerabilidades.

Investimento nas ferramentas certas do SecDevOps: Escolher as ferramentas certas é crucial para a implementação eficiente do SecDevOps. A lista que mencionamos anteriormente pode servir como guia.

Desafios, soluções e implementação

Organizações enfrentam desafios como falta de talento em segurança, resistência à mudança, ignorar a segurança em prol do desenvolvimento contínuo e complexidade na integração de ferramentas.

O SecDevOps propõe soluções incentivando equipes DevOps a assumirem a responsabilidade pela segurança, envolvendo membros da equipe no desenvolvimento de soluções inovadoras e implementando verificações automáticas para garantir a qualidade do código.

Sua implementação envolve planejamento estratégico, avaliação da maturidade das práticas existentes, construção, testes automatizados, implantação com Infraestrutura como Código (IaC), monitoramento contínuo e escalabilidade.

Naturalmente, o caminho pode incluir etapas adicionais com base na complexidade do projeto. Os princípios fundamentais permanecem, porém.

À medida que as organizações buscam trabalhar de maneira mais inteligente, o SecDevOps fornece um framework abrangente para atender aos objetivos de inovação e segurança.

Incorporar com inteligência a segurança ao seu pipeline fica muito mais fácil quando se pode contar com o apoio de profissionais experientes. Clique aqui e agende uma conversa com um especialista da Prime Control.

Newsletter

Assine nossa newsletter e seja avisado sobre novos artigos, cases, eventos e muito mais.

E-books e Relatórios

Conheça nossa base de ebooks, artigos, relatórios e cases. Aprenda sobre as boas práticas de testes, qualidade de software e muito mais.

Tudo disponível para download gratuitamente.