Empresas líderes digitais alcançam um crescimento quase duas vezes maior em relação às companhias retardatárias. Pesquisa do BCG mostra ainda que 80% das empresas planejam acelerar a transformação digital. Seus líderes estão convencidos de que a TD bem-sucedida impulsiona o desempenho e traz vantagem competitiva. Por outro lado, 70% das iniciativas fracassam. Confira 6 fatores que contribuem para uma transformação digital bem-sucedida.
1. Dê a largada com os pontos de interação com o cliente
A discussão em torno da transformação digital não deve começar pelas ferramentas que serão usadas nas operações, internas ou externas. Ao contrário, deve iniciar pelos pontos de interação com o cliente. Isso diminui as variáveis e a complexidade que a mudança traz.
Quais pontos de contato com o cliente podem ser aprimorados? Ou como podemos gerar mais valor ao cliente? Essas são algumas das perguntas que devem ser feitas. Comece pelos pontos mais fáceis e rápidos de serem aperfeiçoados.
Essa escolha sinaliza que a empresa está focada na experiência do cliente e isso dá a ela mais competitividade no mercado já tão concorrido. Também ajuda a potencializar canais de interação mais persuasivos, que geram maior engajamento e que por isso oferecem mais chances de conversão.
2. Invista nas prioridades
Ao identificar vários processos interconectados prontos para a transformação digital, escolha os que podem ser melhorados com rapidez e impacto quase instantâneo. Invista 20% do orçamento nos projetos que têm progresso constante e trazem vantagens para todos os públicos envolvidos.
Os demais 80% invista nos projetos que demandam mais tempo e recursos, mas que resolvem uma grande dor do cliente ou um problema operacional da empresa. Esse tipo de investimento proporciona maior ganho de eficiência, produtividade ou economia de custos
3. Supere o ceticismo
A resistência organizacional é o desafio mais comum que as empresas têm encontrado durante o processo de transformação digital. Ultrapassam os desperdícios com aquisição de tecnologias erradas ou conserto de sistemas legados.
Alguns problemas encontrados são a falta de evidência do Retorno sobre o Investimento (ROI) ou a concentração de esforços em questões imediatas ao invés de ter uma visão geral da mudança. Para vencer questões como essas é necessário envolver a alta administração da empresa e gerentes de mudança com experiência no processo de transformação. A empresa deve contar com alto engajamento e alinhamento da liderança.
4. Alinhe a estratégia com objetivos de transformação
As ações específicas que abordam casos de uso de tecnologia, pessoas e capacidades organizacionais devem traduzir a estratégia da empresa. A estratégia descreve o porquê, o que e como. Todas essas questões estão vinculadas aos resultados de negócios, quantificados e específicos.
5. Monitore o progresso
É necessário estabelecer métricas e metas claras, com suficiente disponibilidade e qualidade dos dados. Entre outras questões, é preciso manter uma fonte única de verdade sobre os dados; acompanhar os resultados tanto dos programas quanto das iniciativas; definir métricas detalhadas – operacionais e financeiras – e delegar a responsabilidade para monitoramento e enfrentamento de obstáculos e desafios que venham a surgir.
6. Tecnologia modular conduzida por negócios e plataforma de dados
A tecnologia e as plataformas de dados devem ser projetadas em torno das prioridades de negócios. Elas devem ser modulares, flexíveis e escaláveis, além de permitir aprendizado e entregas contínuas.
Conclusão
É claro que a tecnologia tem a sua importância no processo de transformação digital, mas a dimensão humana – organização, processos, modelo operacional e cultura – costuma ser decisiva. As empresas precisam combinar capacidades humanas e de máquina para serem bem-sucedidas na transformação digital.