Em uma tela qualquer, dados são copiados, colados, modificados em dezenas de campos de uma planilha, um ERP e um website, em segundos, sem erros. Quem está no comando é um robô. Ele opera o mouse e o teclado e executa tarefas repetitivas com perfeição. Isso é automação por robôs, também chamada de RPA.
O robô em forma de software executa atividades de escritório com perfeição. Tarefas como cadastramento de fornecedores, conciliação bancária, consultas em sites do governo podem ser feitas com precisão, milhares de vezes ao dia.
O impacto nas organizações
Segundo a Gartner, neste ano, 90% das grandes e médias empresas terão pelo menos um processo sendo operacionalizado por um robô. Até 2022, o mercado de software para automação de processos por robótica crescerá 41% de ano a ano.
Com o RPA, as organizações podem configurar um software para interpretar dados e responder. Dessa forma, é possível automatizar desde os processos simples, como uma resposta automática de email, até os mais complexos, como a automatização de tarefas em um ERP.
Vale lembrar que o RPA não é o mesmo que Inteligência Artificial (IA). O Robotic Process Automation é uma automação típica de tarefas de mais alto nível – ideal para tarefas repetitivas. O IA é capaz de aprender, cruzar dados e analisar. Em alguns casos, a IA é incorporada ao RPA.
Quais são os benefícios?
A aplicação de um RPA pode trazer inúmeros benefícios à empresa. Além de agilizar processos, otimizando o tempo, essas ferramentas podem ser positivas em diferentes aspectos. Confira!
Menos erros nos processos
Um RPA pode reduzir a falha humana em até 90%. A partir do momento em que o processo é automatizado, dados não serão esquecidos nem copiados de maneira incorreta. A máquina não será, por exemplo, afetada pela exaustão. Assim, um RPA pode ajudar a analisar dados com mais precisão e de forma eficaz.
Automação ágil de processos
Implantar um robô RPA é simples, rápido e ágil. Não é necessário modificar nenhum sistema existente, pois o robô irá interagir com eles exatamente como uma pessoa faz: com comandos de mouse e teclado.
Melhor integração entre ferramentas
Um robô RPA pode operar qualquer tipo de sistema, em qualquer plataforma. Ele pode “manusear” e-mails, planilhas, websites, bancos de dados, APIs, ERPs, CRMs, aplicações em DOS, aplicativos de smartphones, entre outros. Não há barreiras para o robô.
Colaboradores focados
Com a automatização de processos, os colaboradores podem se dedicar a tarefas que realmente importam em suas funções, em atividades que envolvem o intelecto e habilidades pessoais.
RPA não é coisa de TI. Os robôs podem ser aplicados em toda a empresa, no marketing, vendas, contabilidade, logística,recursos humanos, etc. Todos os departamentos possuem atividades repetitivas e estas podem (devem) ser absorvidas por um robô.
A Prime Control é possui grande expertise em automação de processos. A implantação, gerenciamento e manutenção dos robôs pode ser totalmente gerenciada de maneira remota. Nossa equipe de automatizadores pode assegurar que seus processos sejam executados com excelência.