RASP: Como proteger sua aplicação internamente

A tecnologia RASP (Runtime Application Self-Protection), ao controlar a execução de uma aplicação, é capaz de detectar vulnerabilidades e prevenir ataques em tempo real

Proteção contextual, alta eficiência, facilidade de automação… esses e outros benefícios explicam a ascensão da tecnologia RASP (Runtime Application Self-Protection) – e mostram por que vale a pena conhecer soluções de segurança baseadas nela.

Os limites da proteção externa

Muitas aplicações são protegidas externamente por soluções como Sistemas de Prevenção de Intrusão (IPS, na sigla em inglês) ou Firewall de Aplicação Web (WAF), que inspecionam tráfego e/ou sessões de usuários recebidos ou enviados por aplicações.

Soluções desse tipo, apesar de todos os seus méritos, têm a desvantagem de não poder ver como dados e tráfego são processados dentro da aplicação. Normalmente não têm a precisão necessária para encerramento de sessão, o que exige maior atuação por parte da equipe de segurança, e fazem com que sejam usadas apenas para alertas e coleta de logs.

Eis que a RASP entra em cena.

Segurança que vem de dentro

Soluções baseadas em RASP interceptam todas as solicitações feitas do aplicativo para o sistema e garantem que sejam seguras: os inputs são monitorados, e aqueles que podem abrir margem para ataques são bloqueados; além disso, o ambiente de execução fica protegido contra adulterações. Tudo feito “de dentro” da aplicação e sem interromper seu uso normal.

Outro benefício que merece destaque é que essas soluções dão informações valiosas à equipe de segurança, expondo os autores dos ataques, as técnicas usadas, e até mesmo quais áreas de código estão sendo alvo.

Uma proteção externa à aplicação tende a gerar mais falsos positivos e demanda ajustes constantes. Não é à toa que nos últimos 25 anos a proteção de rede tem “se aproximado” cada vez mais das aplicações (começando com o firewall, passando pelo IPS e chegando ao WAF). A RASP cruza a fronteira, trazendo mais precisão sem abrir mão da praticidade.

Proteger é preciso (mas é difícil)

A segurança é um aspecto especialmente desafiador do desenvolvimento de aplicações. Parte disso se deve ao fato de que nem sempre é fácil identificar um ataque: cada aplicação tem suas próprias vulnerabilidades, e uma requisição que é nociva a uma aplicação ou API pode ser inócua a outra. É uma questão de contexto.

Para lidar com formatos complexos (como JSON, XML, objetos serializados e formatos binários customizados), é preciso ter uma variedade de protocolos, indo muito além do HTTP – especialmente no caso de APIs.

Além disso, a combinação de DevOps com o Ágil exige soluções de segurança mais sofisticadas, e não pode haver demora. Integrar a segurança ao processo, de modo que não se torne um gargalo, e incorporar a abordagem DevSecOps, deve ser prioridade em qualquer organização de TI.

As soluções baseadas em RASP podem ser uma ferramenta valiosa nessa jornada.

 

5 Motivos para usar Soluções em RASP

  1. Precisão: Por funcionarem a partir de dentro da aplicação ou API, têm acesso a informações contextuais e são mais precisas na identificação de ataques;
  2. Facilidade de automação: Como a solução “observa” o comportamento da aplicação, não é preciso recalibrar constantemente seus modelos;
  3. Flexibilidade: Políticas de RASP podem ser criadas para gerar eventos de log quando eventos importantes ocorrem (ex.: transações, logins, manipulação de dados, mudanças de privilégios de acesso) e removidas quando necessário, sem precisar modificar o código fonte da aplicação;
  4. Custo-benefício: Soluções em RASP são normalmente mais baratas de aplicar e operar do que as tradicionais;
  5. Inteligência de segurança: Com a visibilidade oferecida pelas soluções, que mostram o autor do ataque, as técnicas usadas e as aplicações afetadas, os profissionais de segurança de software ganham mais informações para trabalhar.

 

Leve a segurança das suas aplicações a um novo patamar: clique aqui e agende uma conversa com um especialista Prime Control!

Newsletter

Assine nossa newsletter e seja avisado sobre novos artigos, cases, eventos e muito mais.

E-books e Relatórios

Conheça nossa base de ebooks, artigos, relatórios e cases. Aprenda sobre as boas práticas de testes, qualidade de software e muito mais.

Tudo disponível para download gratuitamente.