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Quality Assurance e o aumento de resultados no Varejo

A Qualidade de Software nunca foi tão importante no varejo quanto agora, em tempos de flash sales, vendas por assinatura e entregas sob demanda.

Práticas que antes eram esperadas apenas de e-commerces se tornaram padrão de mercado, e satisfazer o consumidor atual demanda altos níveis de precisão e agilidade.

Agora você vai entender a necessária e valiosa contribuição das ações de Quality Assurance neste segmento – e na missão de crescer e sobreviver no mercado.

Um cenário acelerado, complexo e integrado

Aumentar o lifetime value de seus clientes tem se tornado especialmente desafiador para as empresas de varejo nos últimos anos.

Primeiro, porque muitas plataformas de legado que foram usadas por anos vêm se tornando obsoletas, e substituí-las muitas vezes tende a ser um processo complicado tanto em termos técnicos como em termos de cultura organizacional.

Segundo, porque o crescimento acelerado das vendas online (principalmente nos anos de pandemia) fez com que muitos negócios locais entrassem no já concorrido mercado dos e-commerces. Com mais opções à disposição, fidelizar o cliente ficou mais difícil.

E, finalmente, com o crescimento das integrações de sistemas, padrões de falha se tornaram mais complexos e, portanto, difíceis de analisar.

As oportunidades da QA

Se uma empresa de varejo utiliza algum tipo de software em suas operações, então há uma série de oportunidades a serem exploradas por ações de Quality Assurance.

Satisfação do cliente

Aprimorar plataformas de e-commerce, sistemas de gerenciamento de estoque e sistemas de ponto-de-venda e outros softwares típicos do varejo tende, em última instância, a beneficiar a experiência do cliente e aumentar sua satisfação. Ações de SQA ajudam a identificar e consertar falhas ligadas a usabilidade, funcionalidade, performance e segurança.

Eficiência de negócio

Falhas, bugs e gargalos de performance prejudicam as operações da empresa. E, da mesma forma, corrigir estes problemas tende a tornar o negócio mais eficiente. Com melhores programas em mãos, as empresas podem otimizar seu gerenciamento de estoques, o processamento de compras e de pagamentos e outros processos críticos.

Integridade e segurança de dados

Empresas de varejo lidam com dados sensíveis de consumidores (informações pessoais, detalhes de pagamento e histórico de compras), e precisam de sistemas capazes de preservar sua segurança e integridade. Ações de SQA permitem identificar e solucionar vulnerabilidades, como mecanismos de autenticação fracos e criptografia inadequada.

Integração de sistemas

É muito raro que um único sistema seja suficiente para suprir todas as necessidades de uma empresa. O mais comum, portanto, é que a organização use softwares específicos para suas diversas demandas. Testar a compatibilidade e interoperacionalidade dos sistemas é uma prática de SQA essencial para garantir um fluxo adequado de dados e transações entre eles.

O poder da soma IA + QA

Colocar em prática as diversas ações de QA e colher seus benefícios é um processo contínuo, que deve ser executado de maneira harmoniosa e ágil.

E, a depender da complexidade e da escala das operações da empresa, práticas tradicionais de automação não dão conta do recado. Entra em cena o uso de IA.

Práticas de hiperautomação de testes e uso colaborativo de IA pouco a pouco deixam de ser algo excepcional e se tornam padrão de mercado. Principalmente quando é preciso lidar com um grande volume de dados e uma cadeia de processos longa.

O consumidor se tornou impaciente, e falhas que antes seriam perdoadas hoje são motivo para trocar de loja – algo que pode ser feito literalmente com um clique. Os profissionais de QA têm muitas oportunidades e muitos desafios pela frente.

 

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