Process Mining, Processos de Negócios e Testes de Software

O que é Process Mining?

Process Mining é uma tecnologia analítica utilizada para descobrir inteligência de processos e informações baseadas em dados sobre os processos de uma empresa.

As ferramentas de Process Mining extraem modelos de processos a partir de registros de eventos em bruto, e demonstram às empresas como os seus processos funcionam na realidade, extraindo registros de eventos de cada caso e combinando-os.

Tipos de Process Mining

Descoberta: A descoberta de processos utiliza dados de registo de eventos para gerar um modelo de processo sem influência externa. Esta classificação pressupõe a ausência de modelos de processos anteriores para influenciar o desenvolvimento de um novo modelo de processo. Este tipo de extração de processos é o mais utilizado.

Conformidade: A verificação da conformidade garante que o modelo de processo pretendido está sendo seguido. Esta técnica de Process Mining compara uma descrição de processo com um modelo de processo existente e identifica quaisquer desvios do modelo pretendido utilizando dados de registo de eventos.

Melhoria: Também conhecida como extensão, extração organizacional ou extração de desempenho. Nesta categoria de prospecção de processos, são utilizadas informações adicionais para melhorar um modelo de processo existente. Por exemplo, o resultado da verificação de conformidade pode ajudar a identificar estrangulamentos num modelo de processo, permitindo aos gestores otimizar o processo existente.

Algumas tecnologias complementares à extração de processos podem ser consideradas como tipos de extração de processos:

DTO (Digital Twin of an Organization): O termo pode ser traduzido como “gêmeo digital de uma organização”. Gera-se um modelo virtual de um determinado processo ou serviço, incluindo informações críticas, como o desempenho do processo e a atribuição de recursos.

Extração de tarefas (task mining): Enquanto a Process Mining extrai, analisa e modela dados de registros de eventos registrados em sistemas de TI, a task mining registra as interações dos usuários em aplicações que os funcionários utilizam e documentos, como arquivos Excel.

É recomendado que os analistas utilizem ambas as ferramentas para que possam incluir todos os detalhes ao nível da tarefa enquanto investigam todo o fluxo do processo.

Vantagens da Process Mining

Redução de custos: os usuários identificam áreas que necessitam de automatização ou outras alterações. A automatização de processos aumenta a eficiência e reduz os custos.

Monitoramento em tempo real: O desempenho dos processos pode ser monitorizado em tempo real, com uma análise exaustiva. Isto permite-lhe identificar imediatamente as falhas e retificá-las antes que se transformem em problemas maiores.

Melhoria da experiência do cliente: A identificação de gargalos, a descoberta de áreas de melhoria e a otimização de vários processos reduzem o tempo total do processo. Esta circunstância permite uma entrega rápida aos clientes, resultando numa melhor experiência do cliente com as empresas.

Conformidade: Embora as auditorias sejam demoradas, a sua rápida análise com ferramentas de Process Mining pode reduzir significativamente a sua duração. Para além disso, estas ferramentas podem identificar processos não conformes e notificar prontamente as empresas de tais problemas.

Conclusão

Como vimos, Process Mining tornou-se uma ferramenta essencial para as empresas que pretendem manter-se competitivas e ágeis. Não há dúvida que, à medida que as empresas e os indivíduos exploram suas vantagens, poderão adquirir um conhecimento mais profundo sobre a forma de permitir a eficiência e eficácia futuras.

Process Mining pode ser usada para entender como os sistemas de TI estão sendo utilizados na prática, identificando gargalos, desvios e oportunidades de otimização.

Essas descobertas podem, por sua vez, informar os testes de software, ajudando as equipes a focarem em áreas problemáticas ou críticas. Além disso, a verificação de conformidade (um dos tipos de “process mining”) assegura que os processos de TI estejam alinhados com os modelos pretendidos, o que é semelhante à validação em testes de software.

Referências

https://www.ibm.com/topics/process-mining

https://cogniwize.com/blogs/process-mining-digitizing-and-automating-business-processes/

https://research.aimultiple.com/process-mining/#types-of-process-mining

Newsletter

Assine nossa newsletter e seja avisado sobre novos artigos, cases, eventos e muito mais.

E-books e Relatórios

Conheça nossa base de ebooks, artigos, relatórios e cases. Aprenda sobre as boas práticas de testes, qualidade de software e muito mais.

Tudo disponível para download gratuitamente.