Os 5 grandes desafios da Transformação Digital

A transformação digital é essencial, mas isso não quer dizer que seja fácil – mais do que apenas adotar certas ferramentas e práticas, envolve mudanças radicais na cultura organizacional.

Neste artigo vamos falar sobre os 5 maiores desafios deste processo (e sobre como sua organização pode superá-los).

1) Compreender a urgência da transformação

Muitas organizações tendem a perseverar nas práticas que já se tornaram consolidadas, mudando apenas de maneira reativa, quando surge uma crise.

Um exemplo clássico é o da Blockbuster, que permaneceu por muitos anos soberana no ramo de aluguel de filmes, mas se recusou a mudar diante da ascensão do streaming –  ficando para trás, enquanto a Netflix prosperou, e esse mercado cresce a cada dia.

A expansão contínua dos meios digitais, entre outros aspectos, faz com que os consumidores exijam respostas cada vez mais rápidas. Há muito a se ganhar com a transformação digital (e muito a perder, para quem não quiser mudar).

2) Mudar o modelo de liderança

Gestores são fundamentais para guiar a inovação, mas não são os únicos cujo conhecimento ou experiência são necessários: é preciso dialogar e aproveitar o que cada membro da organização tem a oferecer no processo de transformação contínua.

Os novos líderes devem, sim, ensinar, mas também ouvir e aprender, promovendo um ambiente colaborativo e aberto à inovação.

3) Coloca (continuamente) o consumidor em 1º lugar

A meta principal de uma organização deve ser entregar valor ao seu cliente. As estratégias, o plano de crescimento, a inovação e tudo o mais derivam daí.

Contudo, o consumidor também se transforma. Dados de um ou dois anos atrás talvez já não façam tanto sentido. É importante manter-se atualizado em relação ao mercado, não apenas para reagir a mudanças, mas também para preparar-se antes que elas ocorram.

O dinamismo do mercado faz com que entregas grandes e demoradas possam se tornar obsoletas. Nesse caso, entregas menores e com menor time to market são uma escolha mais eficiente.

4) Ousar, errar (com inteligência) e aprender

Erros devem ser encarados como uma oportunidade de aprendizado, não simplesmente como motivo para lamentações. Além disso, prudência não pode se converter em paralisia diante dos riscos de inovação.

Por outro lado, não se trata de ignorar os riscos envolvidos na transformação: é preciso lidar com eles de maneira inteligente, para aumentar ao máximo as chances de sucesso. Mais uma vez, entregas menores se mostram vantajosas, pois são mais fáceis de gerenciar – podendo ser revertidas em caso de feedback negativo, ou servir de base para inovações mais significativas, caso o feedback do consumidor seja positivo.

5) Quebrar silos na organização

O ambiente colaborativo mencionado no item 2 deve se estender à organização toda, favorecendo a colaboração e o intercâmbio de informações entre departamentos. A quebra de “silos” entre equipes de setores distintos não apenas ajuda a inovar, como também diminui a ocorrência de falhas de comunicação, agiliza as entregas e reduz conflitos.

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