Orquestração de Qualidade em empresas ágeis: colaboração, automação e melhoria contínua

As metodologias ágeis têm se tornado cada vez mais populares no setor de desenvolvimento de software devido a sua flexibilidade e adaptabilidade. Entretanto, à medida que as empresas adotam estas práticas, elas também precisam considerar uma forma de garantir a qualidade em todo o processo de desenvolvimento. É aí que entra a Orquestração da Qualidade, um termo usado para descrever a coordenação das atividades de garantia da qualidade em uma organização para assegurar que os produtos de software atendam aos requisitos funcionais e não funcionais. 

Em uma empresa que adota essa abordagem, a Orquestração da Qualidade é fundamental para fornecer produtos de alta qualidade dentro do prazo e do orçamento. Mas onde as empresas devem concentrar seus esforços quando se trata de Orquestração da Qualidade? Vamos explorar alguns dados quantitativos e percepções do setor para responder a essa pergunta.
 

Adoção de Agile/DevOps 

De acordo com uma pesquisa da Statista, a adoção de metodologias ágeis entre as equipes de desenvolvimento de software deve aumentar até 90% este ano. Estas metodologias permitem que as equipes respondam às mudanças de requisitos, forneçam produtos mais rapidamente e aumentem a satisfação do cliente. As empresas devem se concentrar na implementação delas para aumentar sua eficiência e qualidade no desenvolvimento de software. 

Lado a lado com Agile, temos o DevOps: uma prática que enfatiza a colaboração e a comunicação entre as equipes de desenvolvimento e operações para aumentar a eficiência e reduzir o tempo de lançamento no mercado. De acordo com um relatório da MarketsandMarkets, espera-se que o tamanho do mercado de DevOps cresça até US$ 10,31 bilhões este ano, com um CAGR de 24,7% em comparação a 2018. As empresas devem se concentrar na adoção de práticas de DevOps para melhorar seus processos de desenvolvimento de software e obter resultados de melhor qualidade. 

Ainda de acordo com o World Quality Report 2022-2023, as organizações que adotaram o Agile/DevOps alcançaram mais de 20% de melhorias nas áreas de aprimoramento. A entrega no prazo melhorou 64%, a previsibilidade melhorou 63%, a experiência do cliente 61%, e a produtividade 59%, para citar alguns exemplos. É interessante notar que a meta de lançamentos mais rápidos, orientada para os negócios, foi atingida apenas por 54% das empresas entrevistadas, o que significa que deve receber ainda mais atenção no futuro. 

Automação é essencial para a Orquestração de Qualidade 

Este ano, o World Quality Report pesquisou quais são as abordagens de qualidade e de teste predominantes que estão sendo utilizadas nos sistemas corporativos. A maioria das equipes (65%) usa ferramentas específicas de pacotes para automação, 63% das equipes usam um repositório de casos de teste pré-construído para certificar um sprint, e 61% das equipes têm testes integrados como portas de qualidade automáticas no pipeline de CI/CD. 

A automação é um aspecto essencial da Orquestração da Qualidade que permite que as equipes otimizem seus processos e reduzam os erros. De acordo com um relatório da consultoria Gartner, espera-se que o mercado global de automação de processos robóticos (RPA) aumente a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 19,5% entre 2020 e 2023. As empresas devem se concentrar no uso de ferramentas de automação para reduzir o trabalho manual e aumentar sua produtividade. 

Engenheiros: domínio do negócio e as habilidades multifuncionais
O conceito de engenheiro está evoluindo. Os dados deste ano mostram um aumento na combinação de habilidades técnicas e multifuncionais dos engenheiros de qualidade incorporados às equipes de Agile. 

 Quando se trata de sistemas empresariais, os testes nem sempre são realizados por engenheiros de qualidade. Cerca de 62% das organizações pesquisadas afirmam que eles são realizados por PMEs de negócios. No entanto, as habilidades dos engenheiros de qualidade continuam sendo essenciais para as equipes de Agile, com 32% das organizações afirmando que os engenheiros de qualidade compõem entre 26% e 35% de suas equipes e 28% das organizações afirmando que suas equipes incluem ainda mais engenheiros de qualidade, entre 36% e 45% da composição da equipe. 

O conhecimento do domínio do negócio e as habilidades multifuncionais são os dois itens mais importantes para mais de 60% dos entrevistados este ano. Os engenheiros de qualidade são parte integrante das equipes ágeis. Os dados deste ano mostram um aumento na presença de engenheiros de qualidade incorporados às equipes Agile . 

Em média, a maioria das organizações de TI têm <30% de engenheiros de qualidade em suas equipes Agile. Enquanto 28% das organizações têm até 36-45% de engenheiros de qualidade, 20% das organizações têm de 16 a 25% de engenheiros de qualidade em suas equipes ágeis.  

Testagem contínua ajuda a minimizar riscos comerciais 

Espera-se que o mercado de testes contínuos cresça de US$ 1,15 bilhão em dados de 2018 para US$ 2,41 bilhões até este ano, a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 15,9% durante o período de previsão, devido à crescente necessidade de entrega contínua e pontual de software.  

Além disso, organizações de vários setores verticais estão buscando a transformação digital para aprimorar suas operações de negócios e a popularização do DevOps são os fatores que estão impulsionando o crescimento do mercado. Além disso, as empresas consideram os testes contínuos importantes, pois eles as ajudam a minimizar os riscos comerciais associados aos seus ativos de software. 

Conclusão 

A Orquestração da Qualidade é um aspecto crucial das empresas bem-sucedidas. Como mostram os dados, as empresas que priorizam a qualidade e adotam práticas eficazes de orquestração tendem a ter melhores resultados, inclusive maior satisfação do cliente, maior produtividade e menos defeitos. 

Com base nas estatísticas, fica claro que as empresas devem se concentrar em várias áreas importantes para melhorar a Orquestração da Qualidade. Ao se aprimorarem nelas, torna-se possível estabelecer práticas eficazes de Orquestração da Qualidade que lhes permitam fornecer produtos de software de alta qualidade com mais rapidez e eficiência. Isso, por sua vez, pode ajudá-las a se manterem competitivas no atual ambiente de negócios em ritmo acelerado e a atenderem às necessidades dos seus clientes que estão em constante evolução. 

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