A Mídia Paga promove links, vídeos, banners, anúncios e outros conteúdos no ambiente digital por meio de pagamento. Os cliques e visualizações são pagos pelo anunciante com base nas ações dos usuários. As campanhas de divulgação possuem orçamento e público-alvo previamente definidos.
A estratégia de Mídia Paga tem as vantagens de alcançar resultados mais rapidamente, de identificar e segmentar o público-alvo e de possuir investimento flexível. Campanhas bem segmentadas podem impactar um público grande com baixo investimento.
Já o SEO (Search Engine Optimization) é a otimização do site para que mecanismos de busca como o Google indexem suas páginas nas primeiras posições. Isso ocorre quando um usuário faz uma busca por palavra-chave contida no texto. As cinco primeiras posições concentram quase 70% dos cliques.
Aparecer de forma orgânica – ou seja, sem pagar – nas primeiras posições contribui bastante para a autoridade da marca. O trabalho em SEO, ao contrário do investimento em ads, traz resultados contínuos e a longo prazo. Páginas bem otimizadas e posicionadas continuam a ranquear bem com alguma manutenção periódica. No topo da lista ficam as páginas que levam a sério a experiência do usuário. O resultado de busca orgânica gera mais confiança, com melhores taxas de captação e retenção dos usuários.
Depois dessa breve explanação, qual estratégia é melhor para atrair e captar mais clientes para a sua empresa? O certo é que você não precisa abrir mão nem de uma nem de outra. A combinação de Mídia Paga e SEO une técnicas complementares, o que ajuda a compensar os gaps de cada uma.
Use, por exemplo, Mídia Paga para atrair altas taxas de conversão já no início das campanhas. A médio e longo prazos o uso de SEO fará com que o custo com mídia seja menor. O resultado do casamento entre Mídia Paga e SEO, com persona e palavras-chave bem definidas, é mais tráfego, leads e conversões no site.