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Home Office para Testers: O que você precisa saber

Home office

No momento em que este post está sendo escrito, o mundo passa por uma situação delicada por conta do vírus Covid-19 (conhecido popularmente como “coronavírus”), e o home office tem sido especialmente encorajado com forma de desacelerar os contágios.

Essa modalidade de trabalho tem suas vantagens e desafios, variando conforme a área de atuação e o estilo de trabalho do próprio profissional. Se você é tester, vale a pena conferir as considerações que fizemos abaixo:

Home office pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida

Sem o desgaste com deslocamento e com as distrações típicas de praticamente qualquer empresa, quem trabalha em modalidade home office normalmente fica mais tranquilo do que os colegas que precisam bater ponto todo dia.

Se a sua equipe de trabalho estiver bem alinhada, você terá uma liberdade considerável para montar seu horário e seus métodos de desenvolvimento de atividades – o importante é entregar tudo no prazo, e estar disponível quando precisarem de uma resposta imediata.

Montar um horário de trabalho é fundamental

Quando você trabalha em casa (caso não possa contar, por exemplo, com um espaço de coworking), há sempre o risco de que as obrigações de trabalho fiquem “diluídas” entre os afazeres domésticos.

Se você não coloca limites, corre o risco de trabalhar demais, descansar pouco, e acabar prejudicando sua saúde e produtividade no processo. Há também o risco de se trabalhar menos do que deveria, distraindo-se demais com as coisas “de casa”.

Cumprir um expediente e estabelecer limites para o trabalho é importante para evitar esse tipo de situação.

É preciso cuidar das burocracias

Talvez esse seja o tópico de maior importância para a eficácia do trabalho em equipe. Relatórios e documentação se tornam especialmente importantes no trabalho remoto, já que a separação física entre os membros da equipe tende a tornar o andamento dos projetos algo menos “palpável”.

Nesse aspecto, softwares e plataformas de gerenciamento de tarefas se tornam ferramentas valiosas para que todos tenham uma boa noção do que já foi feito e do que ainda precisa ser executado.

Tenha uma rotina de follow-up

Trabalhar em home office é muito diferente de trabalhar sozinho. Há pessoas que dependem do seu trabalho e certamente você também depende do trabalho de outras pessoas. Por isso, é importante não deixar que a distância esfrie as coisas. Crie rotinas de acompanhamento com sua equipe, por vídeo chamadas se possível.

Fique conectado

Skype, Whatsapp, Slack e outras ferramentas de comunicação instantânea ajudam a diminuir a distância. Fique conectado e atento durante seu horário de trabalho.

Combine períodos de foco com sua família

Nem sempre os familiares entendem que precisamos trabalhar, apesar de estarmos em casa. Eles o interromperão para oferecer um bolinho, para pedir que você leve o cachorro para passear e coisas do tipo. Às vezes, isso se torna um problema difícil de lidar.

Não adianta perder a calma. Isso apenas deixará sua quarentena mais difícil. A melhor forma de lidar com isso é negociar períodos de foco. Algo mais ao menos assim:

– Querida, eu preciso entregar um relatório antes das 16h. Você precisa de mim para alguma coisas? Você consegue cuidar das coisas para eu poder focar nessa entrega? Depois eu cuido das crianças para você focar no seu trabalho, ok?

Adaptar-se leva tempo

Quem está acostumado a trabalhar na sede física da empresa pode precisar de pelo menos alguns dias (ou semanas) para se adaptar à modalidade home office. Organizar o ambiente, montar um método de trabalho, aprender a manter uma divisão entre a vida doméstica e profissional… essas e outras tarefas são importantes na fase de adaptação. É preciso ter uma certa paciência, e fazer os ajustes que se mostrem necessários com o passar do tempo.

Cuide também da aparência

Com as videochamadas, você precisa estar pronto para aparecer a qualquer momento. Por isso, lembre-se de cuidar do seu visual. Nada de trabalhar de pijama. Escolha um local estratégico na sua residência, se possível bem iluminado.

Listar prioridades e criar seu sistema de produtividade é indispensável

Seja em casa ou na sede física da empresa, uma realidade não muda: sempre haverá tarefas mais urgentes que outras, e o profissional precisa estar organizado para dar conta delas antes de cuidar do resto.

A comunicação da equipe deve estar bem alinhada, especialmente considerando-se a possibilidade de surgirem imprevistos e mudanças por parte do cliente. Adaptar-se às mudanças, vale lembrar, faz parte da essência da metodologia ágil, que vem se tornando referência para cada vez mais organizações.

Não faltam ferramentas para ajudar a organizar o andamento dos projetos e a produtividade individual dos membros das equipes. Basta escolher as mais adequadas para o seu caso.

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