Empresas do setor financeiro adotam Engenharia de Qualidade integrada

A qualidade ainda é fundamental e os testes são críticos para empresas do setor financeiro. Esta é uma das principais conclusões da análise setorial do World Quality Report 2022/2023, uma pesquisa da Capgemini e da Sogeti que está na sua 14ª edição.  Erros em softwares podem ter consequências graves, incluindo perda de dados, violação de segurança, falhas de transação, penalidades regulatórias e, em casos extremos, perda financeira significativa.  

O relatório diz que a extensão da Engenharia de Qualidade (QE) continua a se transformar e crescer. O foco está principalmente na automação de testes funcionais. Além destes, duas áreas não funcionais são particularmente importantes.  

Primeiro, os testes de desempenho, pois as instituições financeiras geralmente lidam com altos volumes de transações. As capacidades de pico de carga dos principais sistemas financeiros precisam ser garantidas e os clientes sempre exigem um alto nível de respostas das transações financeiras.

A segunda área importante é o teste de segurança, pois a integridade financeira, a proteção contra violações de segurança e a conformidade com os regulamentos das autoridades financeiras são de importância crítica.  

Grandes organizações de serviços financeiros desconfiam de plataformas de nuvem pública, mas a pressão criada pelo crescimento das interações móveis provavelmente acelerará a aceitação. Como resultado, as organizações precisarão abordar as implicações de segurança desse desenvolvimento.  

Grandes mudanças estão por vir no setor, principalmente na evolução das expectativas de seus clientes, das plataformas tecnológicas e das tecnologias emergentes como a Web 3.0 e a computação quântica. As organizações de serviços financeiros precisarão adotá-los e isso significa que as pessoas terão que se preparar.  

De acordo com World Quality  Report 2022/2023, 60% das equipes ágeis têm engenheiros de qualidade integrados; 62% das equipes ágeis têm automação de teste implementada; 59% das equipes obtiveram melhor confiabilidade dos sistemas por meio da automação de testes e 59% das equipes obtiveram tempos de liberação mais rápidos por meio da automação de teste.   

Engenharia de Qualidade integrada
O setor de serviços financeiros sempre avançou rapidamente em Engenharia de Qualidade (QE). Embora existam alguns desenvolvimentos interessantes este ano, a direção geral da transformação permanece a mesma. 

O caminho que as organizações de serviços financeiros estão seguindo é em direção à QE integrada. Vê-se menos centros de excelência dedicados agora para testes, indicando não apenas a extensão da adoção e expectativas do Agile, mas também que eles aceitam a Qualidade não como uma função discreta, mas como parte do quadro geral.  

Isso traz uma necessidade crescente de pessoas com habilidades completas. Por exemplo, em todo o setor de serviços financeiros há organizações procurando indivíduos em forma de T com forte domínio e habilidades técnicas, com a capacidade de gerenciar pipelines de CI/CD.   

Desenvolvimentos orientados ao usuário
A familiaridade e aceitação do público com serviços bancários móveis, pagamentos móveis e até mesmo transações de seguros móveis cresceu. A experiência do usuário é um driver maior do que nunca. As pessoas esperam que as respostas do aplicativo sejam rápidas, seguras e confiáveis, muitas vezes trocando de provedor se suas expectativas não forem atendidas.  

Como resultado, as equipes de QE estão se reorientando para acomodar aplicativos móveis como uma área de foco principal. De fato, em geral, e apesar da óbvia importância da segurança, mais investimentos agora estão sendo feitos em testes funcionais do que em testes não funcionais.   

Nos anos anteriores do World Quality Report, as organizações de serviços financeiros estavam migrando para a nuvem, mas com cautela. Eles ainda têm dúvidas sobre a segurança das plataformas públicas e estão cientes do risco à reputação.  São as empresas menores que são menos avessas ao risco e mais preparadas para inovar. Por exemplo, estão usando a Web 3.0 em aplicativos de processamento de pagamentos, especialmente no comércio de criptomoedas e também estão explorando o uso de blockchain.

Isso não quer dizer que grandes organizações de serviços financeiros sejam completamente conservadoras. Este é um setor conhecido por trilhas brilhantes e as equipes de QE agora estão apoiando o uso de inteligência artificial (IA) em várias áreas de domínio, como prevenção de fraudes, e em áreas de tecnologia, como otimização de teste e provisionamento de ambiente inteligente.  

Automação de teste e dados de teste
Outra área em que nem o ritmo nem a direção mudaram é o entusiasmo do setor pela automação de testes. Algumas organizações querem automatizar quase tudo – então o foco mudou da automação de execução de teste para a automação do ciclo de vida do teste, incluindo design de teste, geração de dados de teste e geração de relatórios.  

Os dados de teste ainda são um grande desafio no ciclo de vida do software. No entanto, existem muito poucas ferramentas de dados de teste disponíveis que são apropriadas para serviços financeiros. Algumas empresas estão desenvolvendo suas próprias soluções sob medida, que não são escaláveis a longo prazo e não podem ser usadas para outros clientes. 

Conclusão
No setor financeiro, a qualidade de software é fundamental para garantir a confiabilidade e segurança das transações financeiras. A falha em garantir a qualidade pode resultar em perda de dados e de dinheiro, além de impactar a imagem da empresa. A qualidade ainda é fundamental e os testes são críticos para empresas do setor financeiro, que caminham para uma Engenharia de Qualidade integrada.
 

As organizações de serviços financeiros estão seguindo em direção à Engenharia de Qualidade integrada, o que gera uma necessidade crescente de profissionais com habilidades completas. Em relação aos testes em aplicações do setor financeiro, o foco mudou da automação de execução de teste para a automação do ciclo de vida do teste. E em muitas empresas equipes de QE estão apoiando o uso de IA em vários domínios e as menos avessas ao risco usam tecnologias como Web 3.0 e blockchain.  

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