Prime Control

Dicas para Certificação CTFL

Em 26 de outubro de 2021, foi realizado um webinar especial com Ezequiel Lima e Aldemir Sales sobre o tema Certificações em Testes e QA. Foi um bate-papo leve, agradável e muito interessante para todos os profissionais da área. Se você não viu ou gostaria de rever, não se preocupe. A gravação está disponível em nosso canal no YouTube e está incorporado abaixo:

Durante o bate-papo, Ezequiel e Aldemir ofereceram a disponibilização de uma série de dicas para se sair bem nas provas. Esse material foi solicitado pelos expectadores e nós estamos disponibilizando logo abaixo.

Queremos agradecer Ezequiel Lima e Aldemir Sales pelo material e pelas informações valiosíssimas que foram compartilhadas.

Vamos às dicas…

Dica 1

Comece a prova de trás para frente – você tem um minuto e meio para cada questão. Começar ela de trás para frente vai quebrar a cronologia automática do cérebro, assim você será forçado a procurar por cerca de 20 questões com a estrutura simples e de rápida resposta.

Dica 2

Façam apenas as questões fáceis (pequenas, onde a estrutura dela seja: um enunciado pequeno e 4 alternativas apenas pequenas).

Dica 3

Nas questões de enunciado grande em formato de estudo de caso, leia primeiro a pergunta da questão, para entender do que se trata e, se for preciso, leia o enunciado.

Dica 4

Lembre-se: teste de integração serve para testar as interfaces de comunicação entre os componentes! Não  serve para teste de integração de sistemas, este último é realizado no nível de teste de sistema.

Dica 5

Nas questões de diagrama de transição de estado, a quantidade de teste vai seguir o seguinte script:

A cobertura mínima é 1 caso de teste para o caminho feliz e um caso de teste para cada caminho alternativo.

Muito cuidado com o enunciado, porque pode ser que se queira saber quais são os testes que iniciam no estado inicial e termine no estado inicial. Neste caso, é só contar as setas que chegam no estado inicial:

Dica 6

Nas questões de cobertura da tabela de decisão, a quantidade de teste é sempre no mínimo um teste para cada coluna (desprezem as linhas).

Para este exemplo, temos 4 casos de teste mínimo.

Dica 7

Adote, nas questões onde tem trecho de código, a resposta por eliminação, atente-se ao enunciado, principalmente quando tem a informação de “…mínimo de casos de testes para cobertura…” assim desta forma, se elimina as questões com uma quantidade maior de casos de testes.

Dica 8

Não se esqueçam do propósito de teste “encontrar FALHA” o defeito é de responsabilidade do programador achar (cai muita pegadinha desse tipo).

Dica 9

Norma IEEE 829 (Fala sobre as fases e etapas de teste, Modelagem Alto-nível, Baixo Nível e Execução, nela contém as seções de Plano de Teste, Roteiro de Teste, Scrip de Teste, Relatório de Incidentes e etc …)

Dica 10

ISO/IEC 25010  (antiga ISSO 9126), fala das categorias de Qualidade, Funcionais e Não-Funcionais.

Dica 11

No capitulo de ferramentas, tentem só memorizar quais ferramentas existem, o próprio nome delas já é intuitivo para, dá para associar às alternativas.

Dica 12

Tomem cuidado, na prova existe, questões certas e mais certas.

Dica 13

Deixe às questões de análise de código para o fim, elas devem ser às últimas a serem resolvidas.

Dica 14

Para questões de código onde o objetivo é saber a quantidade de cobertura de comando e desvio, basta olhar os “if”, “else”, e analisar se os códigos são de dois programas (programas independentes) ou trata-se de um apenas, porque se você ler o código de dois programas como sendo de um apenas, vc vai ser induzido a responder uma quantidade errada de casos de teste. Por exemplo:

SE (A > B) ENTÃO

C = A – B

SENÃO

C = A + B

FIM-SE

Leia D

SE (C == D) ENTÃO

Imprima “Erro”

FIM-SE

A) 1 teste para cobertura de comando, 3 para cobertura de desvio.
B) 2 testes para cobertura de comando, 2 para cobertura de desvio.
C) 2 testes para cobertura de comando, 3 para cobertura de desvio.
D) 3 testes para cobertura de comando, 3 para cobertura de desvio.

Dica 15

A complexidade ciclomática (também, chamada de “McCabe”) = cobertura de decisão (sentença).

Dica 16

Simulados:

Sair da versão mobile