Tradicionalmente, o desenvolvimento de software ocorre em uma sequência que acaba por deixar os testes para a etapa final, ou seja, à direita ou shift right. Ao contrário, priorizar os testes desde o início do processo (shift left) atua diretamente na prevenção de defeitos e no aprimoramento da segurança da aplicação.
Tudo isso reflete diretamente na experiência do usuário, na qualidade do software, na economia de tempo e dinheiro e, por consequência, nos resultados do negócio. A adoção da abordagem shift left auxilia as equipes a estruturarem melhor o escopo de teste dos seus projetos.
Há dois anos, segundo pesquisa da Perfecto, apesar de saber dos benefícios dos testes shift left, poucas eram as equipes que de fato testavam durante o desenvolvimento do código. Os motivos são vários e vamos falar sobre eles em seguida. A novidade é que isso está mudando e os testes shift left estão em expansão para testes de API, de desempenho e acessibilidade.
Para ajudá-lo a ingressar no ramo de uma área tão promissora, preparamos um e-book que explica as principais informações sobre os testes. Baixe gratuitamente.