Nos últimos anos, foi constatado um aumento significativo na utilização da inteligência artificial no setor financeiro. Dois fatores-chave impulsionaram esta grande transformação: o crescimento da inteligência artificial (IA) e a automação. De chatbots a análises preditivas, a IA está se tornando rapidamente um recurso fundamental, e terá, juntamente com a automação, um impacto profundo no setor nos próximos anos.
Até agora, a IA tem sido usada principalmente para tarefas que são simples e repetitivas. Entretanto, como a tecnologia continua a se desenvolver, ela provavelmente será usada para tarefas mais complexas, como planejamento financeiro e decisões de investimento. Isto poderia levar a uma série de benefícios, tais como maior precisão e eficiência.
Já as redes distribuídas, incluindo blockchain, foram um sucesso no mercado financeiro, mesmo que esta não tenha se consolidado da forma esperada no cenário tecnológico do mercado de serviços financeiros. Isso não significa que este recurso deve ser deixado pelas empresas, já que muitas delas hoje têm superado com sucesso os obstáculos mencionados para a implementação global da blockchain.