Testes de aplicativos em dispositivos móveis são aqueles que avaliam a funcionalidade, a consistência e a usabilidade do código, de forma manual ou automatizada. Mas por que realizar mobile testing? A resposta é simples e está na palma das mãos: para quase tudo que se faz hoje há dezenas de apps disponíveis. Mais de 56% dos acessos à web no mundo são feitos a partir de dispositivos móveis. E para que esses acessos sejam traduzidos em negócios, os apps precisam funcionar com segurança e proporcionar uma boa experiência para o usuário.
Testar aplicações em dispositivos móveis requer trabalhar em um ambiente bastante fragmentado e também com diversos tipos de testes. Há quatro tipos de aplicativos móveis: os nativos (IOS e Android); os híbridos, que podem ser instalados nas lojas de apps; os aplicativos da web, que são acessados por meio de navegadores, e o Aplicativo Web Progressivo (PWA), que é um link instalável da web.
A complexidade é crescente. Então, como garantir que os diferentes apps funcionem em uma infinidade de dispositivos, com sistemas operacionais e diversas gerações? É sobre essas e outras questões relacionadas aos testes móveis, como a automação e a estratégia de testes, que veremos ao longo deste e-book.