A consultoria Gartner caracteriza a engenharia de plataforma como uma abordagem emergente e tendência tecnológica estratégica de aceleração da entrega de aplicações e o ritmo no qual elas produzem valor comercial. É um processo que as organizações podem usar para alavancar sua plataforma de nuvem da maneira mais eficiente possível, de modo que os engenheiros possam fornecer valor à produção de forma rápida e confiável.
A Gartner espera que até 2026, 80% das organizações de engenharia de software estabeleçam equipes de plataforma como fornecedores internos de serviços, componentes e ferramentas reutilizáveis para a entrega de aplicativos. A engenharia de plataforma acabará por resolver o problema central da cooperação entre desenvolvedores e operadores de software.
A equipe de engenharia de plataforma serve à organização através do planejamento, projeto e gerenciamento de suas plataformas em nuvem. Tais plataformas podem então ser alavancadas por engenheiros de software e outros profissionais de TI da organização, permitindo-lhes implantar e operar software em produção de forma segura e eficiente.
Ao fornecer um conjunto bem elaborado de ferramentas, recursos e processos que são integrados para facilitar o consumo por parte dos desenvolvedores e usuários finais, a produtividade destes aumenta e a carga sobre as equipes de desenvolvimento é reduzida.
A engenharia de plataforma acelera a entrega de software, dando aos desenvolvedores ferramentas de autosserviço para interagir com a infraestrutura. As equipes de engenharia utilizam a plataforma fornecida para testar rapidamente o novo código e implementá-lo em ambientes.