Gartner identificou a Observabilidade Aplicada como uma tendência para 2023.
A Observabilidade Aplicada funciona a partir dos dados emitidos por uma organização e com os quais podem ser vistos resultados reais das decisões tomadas. A Observabilidade Aplicada permite que as organizações usem seus artefatos de dados para ganhar vantagem competitiva.
Entretanto, para construir a Observabilidade corretamente é necessário um entendimento dos conceitos complexos em seu núcleo. Os dados observáveis refletem os artefatos digitalizados, tais como registros, traços, chamadas de API, tempo de permanência, downloads e transferências de arquivos, que aparecem quando qualquer parte interessada executa qualquer tipo de ação. A Observabilidade Aplicada alimenta esses artefatos observáveis em uma abordagem altamente orquestrada e integrada para acelerar a tomada de decisões organizacionais.
A Observabilidade é mais do que simplesmente coletar dados de múltiplas fontes para que você possa dizer que está monitorando, por exemplo, suas VMs, containers e microsserviços ao mesmo tempo. Para oferecer um valor real, a Observabilidade Aplicada tem que tornar relatáveis os dados de fontes díspares. É somente através da correlação e contextualização que os engenheiros podem realmente compreender a complexidade dos sistemas modernos.
Para Gartner, ao incluir o contexto no qual estes dados foram capturados e depois usar a IA para analisar e fazer recomendações, é possível criar um loop de feedback que permite que uma empresa tome decisões futuras mais rápidas e mais precisas.