Para Gartner, TRism está entre as 10 tendências tecnológicas para 2023
Muitas organizações não estão preparadas para gerenciar os riscos da Inteligência Artificial. Uma pesquisa da empresa de consultoria tecnológica Gartner realizada nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha indica que 41% das instituições já sofreram uma violação de privacidade de Inteligência Artificial ou um incidente de segurança. No entanto, essa mesma pesquisa descobriu que as empresas que gerenciaram ativamente o risco, a privacidade e a segurança da Inteligência Artificial obtiveram melhores resultados nos projetos de Inteligência Artificial.
Os projetos de Inteligência Artificial passaram do status de prova de conceito para produção e alcançaram mais valor comercial do que os projetos de Inteligência Artificial em negócios que não gerenciavam ativamente essas funções. A Gartner é respeitada nesse âmbito e recentemente organizou tecnologias emergentes relacionadas à IA na tentativa de fornecer uma melhor compreensão desse ecossistema emergente.
As instituições devem implementar novos recursos para garantir a confiabilidade, segurança e proteção de dados do modelo. O gerenciamento de confiança, risco e segurança da Inteligência Artificial (TRiSM) exige que participantes de diferentes unidades de negócios trabalhem juntos para implementar novas medidas.
O TRiSM apoia a governança de modelo de IA, confiabilidade, justiça, robustez, eficácia e proteção de dados, combinando métodos para explicar os seus resultados. Também implanta rapidamente novos modelos e gerencia ativamente a segurança da IA, assim como controla questões de privacidade e ética. A organização que adora TRiSM se preocupa em garantir proteção e governança apropriadas para evitar o uso inadequado de Inteligência Artificial.