Como podemos automatizar testes com o SAP Solution Manager?

O SAP Solution Manager oferece diversas ferramentas para promover a automação de testes nas  soluções SAP. Tais ferramentas já estão disponíveis no seu ambiente SAP, e não requerem custo adicional de licenciamento para utilização.

Além de evitar diversas dores causadas por problemas de qualidade (ex: paradas de operação, prejuízos, multas, performance, segurança, imagem da empresa), a automação do processo de qualidade de software possibilita também reduções de tempo e custo importantes, pois minimiza a necessidade de envolvimento de usuários e consultores nos ciclos de testes.

Vamos conhecer quais são os principais recursos da plataforma? Confira abaixo: 

  • Test Suite: suite de módulos do Solution Manager voltados para testes.

  • Test Plan Management e Test Repository: permite identificar qual sistema será testado, criar plano de testes, casos/scripts de teste (manuais ou automatizados), atribuir responsáveis pelos testes, entre outros.

 

  • CBTA (Component Based Test Automation): principal módulo do Solution Manager para criar testes automatizados. Através do CBTA, podemos ter:
    • Integração nativa com o repositório central de processos de negócio e transações do SAP que serão testados. Este repositório fica também no Solution Manager, em um módulo chamado Solution Documentation;
    • Compatibilidade com diferentes tipos de tecnologia SAP de interface com o usuário (telas), viabilizando testes automatizados de diferentes produtos e versões da SAP. Ex: SAP GUI, SAP UI5, Fiori, Web Dynpro, BSP, CRM Web UIs.
    • Gravação de execução de processos de negócio;
    • Criação de scripts de testes automatizados;
    • Automação de testes unitários e integrados, de diferentes cadeias de processos. Ex: Procure to Pay, Order to Cash, Record to Report, entre outras.
    • Montagem de set de dados que serão utilizados para testes;
    • Modelo baseado em componentes: possibilidade de reuso de test scripts já existentes para compor a criação de test scripts mais complexos;
    • Agendamento de execução de testes;
    • Integração nativa com as ferramentas de execução de testes do SolMan, possibilitando registrar defeitos e extrair relatórios para visualização de log, acompanhamento do status e gestão da qualidade.
    • Integração nativa com as funcionalidades do SolMan que realizam o deploy em produção, uma vez que as mudanças estiverem devidamente testadas e homologadas pelas áreas de negócio.

 

  • BPCA (Business Process Change Analyzer) e SEA (Scope and Effort Analyzer): módulos do Solution Manager que auxiliam na análise de impactos das mudanças e definição do escopo de testes necessários, principalmente em cenários de atualização de Support Package (SP), Enhancement Package (EHP) ou Feature Pack Stack (FPS).

O SAP Solution Manager, além das ferramentas acima citadas, apresenta diversos outros recursos que propiciam otimização e capricho para execução da sua estratégia de ALM (Application Lifecycle Management).

Clique no link abaixo para conhecer mais sobre como a Prime Control pode lhe ajudar a garantir qualidade através de testes automatizados no SAP:

https://www.primecontrol.com.br/sap-qa-solutions/

 

Newsletter

Assine nossa newsletter e seja avisado sobre novos artigos, cases, eventos e muito mais.

E-books e Relatórios

Conheça nossa base de ebooks, artigos, relatórios e cases. Aprenda sobre as boas práticas de testes, qualidade de software e muito mais.

Tudo disponível para download gratuitamente.