O SAP Solution Manager oferece diversas ferramentas para promover a automação de testes nas soluções SAP. Tais ferramentas já estão disponíveis no seu ambiente SAP, e não requerem custo adicional de licenciamento para utilização.
Além de evitar diversas dores causadas por problemas de qualidade (ex: paradas de operação, prejuízos, multas, performance, segurança, imagem da empresa), a automação do processo de qualidade de software possibilita também reduções de tempo e custo importantes, pois minimiza a necessidade de envolvimento de usuários e consultores nos ciclos de testes.
Vamos conhecer quais são os principais recursos da plataforma? Confira abaixo:
- Test Suite: suite de módulos do Solution Manager voltados para testes.
- Test Plan Management e Test Repository: permite identificar qual sistema será testado, criar plano de testes, casos/scripts de teste (manuais ou automatizados), atribuir responsáveis pelos testes, entre outros.
- CBTA (Component Based Test Automation): principal módulo do Solution Manager para criar testes automatizados. Através do CBTA, podemos ter:
- Integração nativa com o repositório central de processos de negócio e transações do SAP que serão testados. Este repositório fica também no Solution Manager, em um módulo chamado Solution Documentation;
- Compatibilidade com diferentes tipos de tecnologia SAP de interface com o usuário (telas), viabilizando testes automatizados de diferentes produtos e versões da SAP. Ex: SAP GUI, SAP UI5, Fiori, Web Dynpro, BSP, CRM Web UIs.
- Gravação de execução de processos de negócio;
- Criação de scripts de testes automatizados;
- Automação de testes unitários e integrados, de diferentes cadeias de processos. Ex: Procure to Pay, Order to Cash, Record to Report, entre outras.
- Montagem de set de dados que serão utilizados para testes;
- Modelo baseado em componentes: possibilidade de reuso de test scripts já existentes para compor a criação de test scripts mais complexos;
- Agendamento de execução de testes;
- Integração nativa com as ferramentas de execução de testes do SolMan, possibilitando registrar defeitos e extrair relatórios para visualização de log, acompanhamento do status e gestão da qualidade.
- Integração nativa com as funcionalidades do SolMan que realizam o deploy em produção, uma vez que as mudanças estiverem devidamente testadas e homologadas pelas áreas de negócio.
- BPCA (Business Process Change Analyzer) e SEA (Scope and Effort Analyzer): módulos do Solution Manager que auxiliam na análise de impactos das mudanças e definição do escopo de testes necessários, principalmente em cenários de atualização de Support Package (SP), Enhancement Package (EHP) ou Feature Pack Stack (FPS).
O SAP Solution Manager, além das ferramentas acima citadas, apresenta diversos outros recursos que propiciam otimização e capricho para execução da sua estratégia de ALM (Application Lifecycle Management).
Clique no link abaixo para conhecer mais sobre como a Prime Control pode lhe ajudar a garantir qualidade através de testes automatizados no SAP:
https://www.primecontrol.com.br/sap-qa-solutions/