Como obter insights valiosos de TI usando IA

Ao longo de 2023, a IA generativa (GenAI) ganhou destaque nas mais diversas áreas – do marketing ao varejo, da economia à TI. Em meio ao burburinho em torno da inteligência artificial, uma evolução silenciosa está ocorrendo, uma que detém um  imenso potencial para as organizações de TI: AIOps, ou Inteligência Artificial para Operações de TI.

Essa abordagem, uma fusão de IA/ML com telemetria de TI, está remodelando a forma como gerenciamos e otimizamos infraestruturas de TI complexas.

A Revolução do AIOps

Ao adentrarmos nos domínios do AIOps, fica evidente que essa tecnologia já não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para o futuro das operações de TI nas organizações em crescimento.

Assim como o poder transformador de ferramentas impulsionadas por GenAI (como o ChatGPT) em aprimorar insights e processos em ambientes empresariais complexos, o AIOps desempenha um papel semelhante para a infraestrutura de TI e arquitetura de aplicativos.

Seu impacto se estende pelos ambientes principais, periféricos, de co-localização e multi-cloud.

No âmbito da tomada de decisões em TI, o AIOps vem sendo aclamado como um catalisador para o aumento da eficiência nos processos de TI/DevOps, pois não apenas aprimora diretamente a produtividade, como também permite mais foco no ajuste de desempenho e P&D para novos produtos.

Dentro do Motor do AIOps

Um dos aspectos mais importantes da AIOps é a observabilidade.

Ao contrário do software tradicional de monitoramento de TI que sobrecarrega os profissionais com dados de telemetria, o AIOps aproveita algoritmos de IA/ML para fornecer insights que podem ser facilmente traduzidos em ações práticas.

Observabilidade, um conceito que vem ganhando destaque, é o que permite que profissionais de TI entendam o que está acontecendo, por que e o que fazer a respeito. E vai além, prevendo eventos futuros, permitindo medidas proativas para minimizar o impacto.

Principais casos de uso de AIOps

No dinâmico campo das operações de TI, o AIOps se destaca com uma abordagem multifacetada. Os principais casos de uso do AIOps abrangem a saúde de TI, cibersegurança e sustentabilidade, cada um desempenhando um papel crucial na remodelagem do cenário da tecnologia da informação moderna.

Saúde de TI

O AIOps redefine como avaliamos a saúde (condição geral e desempenho) dos sistemas de TI, incluindo servidores, armazenamento, proteção de dados, dispositivos hiperconvergentes e componentes de rede.

Dando um passo além das ferramentas de monitoramento tradicionais, o AIOps permite o uso de um sistema de pontuação sutil, cuja pontuação considera o valor ponderado e o impacto de cada componente do sistema, configuração, capacidade, desempenho e status de proteção de dados. Categorizações como “bom”, “regular” e “ruim” ganham mais precisão e confiabilidade.

Aproveitando a IA/ML, o AIOps fornece insights que vão além de métricas simples. Ele prevê quando a capacidade está próxima do limite, alerta sobre iminentes gargalos de desempenho e identifica anomalias de latência que impactam sistemas, máquinas virtuais e aplicativos.

A inteligência incorporada no AIOps não para na detecção; ela pode guiar os profissionais de TI até a causa raiz e fornecer recomendações acionáveis, facilitando medidas proativas para garantir operações ininterruptas.

Cibersegurança

No cenário em constante evolução da cibersegurança, o AIOps surge como um aliado formidável.

A abordagem introduz indicadores de nível de risco (normal, baixo, médio e alto), um avanço na avaliação de cibersegurança que automatiza a investigação de configurações de segurança – uma tarefa que seria extremamente dispendiosa quando feita manualmente, ou com automações pouco precisas.

Considere a complexidade dos sistemas de TI com inúmeras configurações de segurança: um único servidor pode ter até 31 configurações de cibersegurança, tornando a inspeção manual impraticável.

O AIOps automatiza esse processo e, também, estende sua inteligência para descobrir vulnerabilidades. Isso ajuda a garantir que as configurações de segurança desbloqueadas para administração legítima do sistema sejam reconfiguradas com segurança posteriormente.

Essa abordagem proativa para a cibersegurança reduz significativamente o risco de lapsos e vulnerabilidades, fornecendo uma defesa robusta contra ameaças potenciais.

Sustentabilidade

O AIOps se destaca para abordar preocupações relacionadas a sustentabilidade (como consumo de energia e emissões). Ao absorver telemetria de consumo de energia, permite que as empresas calculem o uso de energia e avaliem a pegada de carbono em vários níveis – organização, sistema e carga de trabalho.

Por meio da aplicação de algoritmos de IA/ML, o AIOps prevê o consumo de energia e emissões, permitindo a tomada de decisões proativas para atingir metas de sustentabilidade. A interface pode fornecer uma visão abrangente, destacando sistemas que podem precisar ser substituídos por alternativas mais eficientes em termos de energia.

Ao combinar análises de sustentabilidade com avaliações de saúde do AIOps, avaliações de cibersegurança e metadados do sistema, as organizações obtêm insights valiosos para tomadas de decisões informadas.

Em essência, os principais casos de uso do AIOps vão além do monitoramento tradicional de TI, abrangendo uma abordagem holística que engloba os pilares fundamentais das operações de TI – saúde de sistema, cibersegurança e sustentabilidade. O AIOps não apenas detecta problemas, mas capacita organizações a gerenciar proativamente e otimizar ecossistemas de TI alinhados com as demandas em evolução da era digital.

Preenchendo a Lacuna dentro das organizações

Uma abordagem bem orquestrada de AIOps facilita a colaboração entre administradores de sistemas, administradores de virtualização, engenheiros de recuperação de sites, engenheiros de sustentabilidade, especialistas em cibersegurança e equipes de DevOps.

Ao integrar aplicativos de mensagens, tickets e ferramentas de gerenciamento de incidentes, é possível ainda agilizar os processos de gerenciamento de serviços de TI, garantindo respostas mais rápidas e eficientes.

Aumentar a eficiência das suas operações por meio da transformação digital é possível quando se conta com profissionais altamente experientes. Clique aqui e agende uma conversa com um especialista Prime Control.

Newsletter

Assine nossa newsletter e seja avisado sobre novos artigos, cases, eventos e muito mais.

E-books e Relatórios

Conheça nossa base de ebooks, artigos, relatórios e cases. Aprenda sobre as boas práticas de testes, qualidade de software e muito mais.

Tudo disponível para download gratuitamente.