Ícone do site Prime Control

Como calcular ROI da automação de testes

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma simples fórmula para estimar se os benefícios de algo que se deseja implementar trarão benefícios econômicos superiores aos custos. Independentemente do tamanho da empresa, a avaliação e o conhecimento das métricas de ROI serão de grande ajuda na tomada de decisões comerciais, fazendo ajustes conforme o desempenho. 

Os testes de automação tornaram-se obrigatórios para a garantia de qualidade. Embora as partes interessadas empresariais normalmente não questionem a eficácia da automação, podem existir incertezas sobre o investimento inicial tanto financeiro quanto em termos de recursos humanos. O fornecimento de números sobre a construção e manutenção de uma estrutura de automação de testes pode eliminar quaisquer dúvidas a respeito da segurança desses investimentos. 

Ao calcular e demonstrar o Retorno do Investimento (ROI) da automação de testes, as partes interessadas podem estar mais convencidas de que o investimento valerá a pena a longo prazo. 

Cálculo e fórmula principal do ROI 

O ROI da automação de testes é uma métrica que fornece representação numérica do retorno a ser obtido ao incorporar a automação de testes em seus fluxos de trabalho de QA. 

O tamanho da empresa não importa. Ao calcular o ROI de seu projeto de desenvolvimento de software, você pode melhorar sua tomada de decisão, planejar investimentos sabiamente, manter e fomentar um ambiente de trabalho saudável devido a uma melhor alocação de tempo e recursos. 

A fórmula do ROI da automação de testes consiste em benefícios do investimento e custos do investimento. Os benefícios do investimento representam todas as economias e riscos que a adoção da automação evita no processo, como as horas poupadas devido a automatização de tarefas que sua equipe de QA costumava realizar manualmente, o dinheiro economizado em salários pagos a muitos testadores manuais em sua equipe e as despesas evitáveis em geral, a exemplo da correção de problemas no software pós- lançamento. 

Já os custos de investimento são as despesas direcionadas aos processos de QA para começar a automatização. Por exemplo, o custo de construir uma equipe de automação de testes ou usar serviços de testes de terceiros, o tempo desempenhado para codificar e configurar testes automatizados para todos os seus projetos e as despesas relativas à manutenção das estruturas e fluxos de trabalho de automação. 

Uma vez calculados estes valores, a fórmula para encontrar o ROI dos testes automatizados é a seguinte: 

Economias – Investimentos/Investimentos  

Conclusão 

Ao conhecer a métrica de ROI da automação de testes de seu projeto, é possível entender o número de horas de testes manuais a serem economizados e os recursos humanos a serem liberados para tarefas as quais o envolvimento humano é obrigatório. 

Para obter resultados confiáveis de seus cálculos, é necessário considerar vários fatores: a duração do período de treinamento para engenheiros de automação de testes, o envolvimento inicial de uma equipe no projeto, os custos das ferramentas de automação de testes e as capacidades oferecidas pelos testes de automação para evitar tempo de inatividade do software. 

Com um conjunto de testes sólido e continuamente otimizado, você permitirá que sua equipe execute testes em ambientes mais rápidos e reduza os riscos associados à redundância e vazamento de defeitos. Como o número de dispositivos e plataformas tecnológicas disponíveis para os usuários finais continua a crescer, isto se tornará essencial para obter sucesso. 

Dessa forma, o tempo pode ser mais bem alocado concentrando-se na construção de novos recursos para melhorar a qualidade do produto, mantendo a competitividade no mercado. 

 

Sair da versão mobile