Ícone do site Prime Control

Como aumentar a eficiência de testes em ABAP

Um dos principais gargalos enfrentados por desenvolvedores que trabalham com ABAP (a linguagem de 4ª geração de programação em SAP) é a realização manual de testes unitários – é tedioso, consome tempo e é especialmente sujeita a erros. Automatizá-los parece a saída ideal… mas como fazer isso com eficiência?

Existem dois caminhos: ou você encontra uma boa ferramenta; ou prepara o terreno e faz a automação por conta própria.

A ferramenta ideal

Há diversas ferramentas de teste em ABAP – muitas delas, porém, têm limitações severas, como: poucas integrações; funcionamento restrito a apenas alguns ambientes em SAP; poucos recursos de automação; ou uma configuração pouco user friendly.

Felizmente, há também ferramentas que, com o apoio de IA e bons recursos de automação, são capazes de realizar testes unitários automatizados e fornecer aos desenvolvedores informações valiosas.

Eis os dados que uma ferramenta ideal pode fornecer:

Esses relatórios permitem a prática da Análise Contínua de Impacto de Desenvolvedor (CDIA – Continuous Developer Impact Analysis), por consequência, o aumento na qualidade do software.

O segundo caminho que mencionamos envolve configurar a automação dos testes unitários sem usar uma ferramenta específica. Essa abordagem demanda um conhecimento mais profundo da linguagem ABAP, e uma organização criteriosa da arquitetura técnica dos elementos.

Seja qual for a abordagem escolhida, o apoio de profissionais altamente qualificados é imprescindível para qualquer organização que queira elevar a qualidade de seus softwares a um novo patamar. Clique aqui e agende uma conversa com um especialista da Prime Control!

Sair da versão mobile