Como a Automação da Qualidade de Software entrega valor para o negócio

Em uma era caracterizada por rápidos avanços tecnológicos e pela evolução das expectativas dos clientes, as empresas enfrentam uma pressão cada vez maior para fornecer produtos e serviços da mais alta qualidade. Os processos manuais de controle de qualidade geralmente consomem muito tempo, são propensos a erros e não são escaláveis. Para enfrentar esses desafios, as organizações recorrem à automação da qualidade, que combina testes automatizados, análise de dados e inteligência artificial para otimizar os esforços de garantia da qualidade. 

A Automação da Qualidade refere-se ao uso de ferramentas e tecnologias automatizadas para simplificar e otimizar vários processos de garantia de qualidade. Ao automatizar tarefas repetitivas, as empresas podem minimizar erros, aumentar a eficiência e fornecer produtos e serviços que atendam ou superem as expectativas dos clientes. 

Em 2023, a Automação da Qualidade surge como uma estratégia vital para as empresas que buscam otimizar suas operações e fornecer produtos e serviços do mais alto calibre. Este artigo examina o cenário atual da Automação da Qualidade para este ano, fornecendo dados estatísticos quantitativos e percepções para ajudar as empresas a identificar áreas de foco para melhorar suas práticas de garantia de qualidade. 

A automação é um ativo que deve ser cuidado e desenvolvido 

O World Quality Report 2022-23 constatou o que era mais importante para determinar a abordagem à automação de testes. Era esperado que o ROI (26%) recebesse maior atenção, mas, em vez disso, a capacidade de manutenção (46%) estava no topo. A automação cada vez mais é vista como um ativo que deve ser cuidado e desenvolvido.

Houve um reconhecimento de que as necessidades do negócio (44%) também são fundamentais, além da adaptação às novas tecnologias (43%) que precisam ser testadas, em parte impulsionadas, acredita-se, pela mudança contínua para a nuvem. Para as organizações é necessário atender prioritariamente às necessidades dos negócios em vez de justificar o ROI técnico da automação, e pensar menos sobre quanto custa uma ferramenta de teste do que quanto valor ela traz para o negócio. 

A proporção de equipes que alcançam os benefícios esperados da automação acontece apenas pela metade. Até mesmo a integração de CI/CD e automação ficaram abaixo das expectativas (55,1%), apesar da mudança de longa data em direção à CI/CD impulsionada pelas práticas ágeis. 

É, portanto, visível a dificuldade que as organizações em geral ainda enfrentam para fazer a automação de testes funcionar. Os resultados da pesquisa indicam que equipes com um processo ágil amadurecido normalmente obtêm mais benefícios nas atividades de automação de testes, e os estágios do ciclo de testes onde mais benefícios são obtidos com a automação de testes são, segundo a pesquisa, o desenvolvimento (48%) e a parte de requisitos (47%). 

Contar com especialistas em Automação da Qualidade desde o início faz diferença  

A pesquisa realizada pela Capgemini e Sogeti traz algumas recomendações para aumentar o valor das iniciativas de Automação da Qualidade. A exemplo da incorporação, ao investir nas equipes disponíveis é necessário contar com especialistas em Automação da Qualidade desde o início e criar os requisitos tendo em vista a automação para que os mesmos possam ir se solidificando antes de começar o trabalho de fato. 

Como foi destacado, é importante concentrar-se no que proporciona os melhores benefícios para os clientes e para a empresa, em vez de apenas justificar o ROI. Quanto às ferramentas, é imperativo revisá-las regularmente, e escolher as melhores, sem depender de uma só. 

Para usufruir dos benefícios da Automação da Qualidade, como eficiência, cobertura abrangente, consistência, reutilização de testes e detecção precoce de defeitos, entre outros, é importante observar que a Automação da Qualidade de software não substitui completamente os testes manuais. Alguns aspectos, como testes de usabilidade e testes exploratórios, ainda requerem a intervenção humana para uma avaliação mais precisa. Portanto, a combinação de testes automatizados e manuais é geralmente a abordagem mais eficaz para garantir a qualidade do software. 

 Conclusão  

Ao adotar as tecnologias de automação, as organizações podem aumentar a eficiência operacional, reduzir erros e elevar a qualidade dos produtos. As estatísticas quantitativas apresentadas neste artigo destacam o impacto positivo da Automação da Qualidade, incentivando as empresas a se concentrarem na tomada de decisões orientada por dados e na colaboração multifuncional. A adoção dessas áreas de foco permitirá que as empresas liberem todo o potencial da Automação da Qualidade e se posicionem como líderes do setor em um mercado competitivo. 

Ao se concentrarem em áreas importantes, como integração, entrega contínuas e inteligência artificial, as empresas podem aproveitar a automação para simplificar seus esforços de garantia de qualidade, aprimorar a qualidade do produto e obter uma vantagem competitiva no mercado. 

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