A Guide Investimentos é uma das maiores corretoras do mercado, sendo uma plataforma aberta de investimentos com escritórios em todo Brasil e com importantes premiações e certificações de qualidade. É uma multinacional que quer ofertar o que existe de melhor para os seus clientes e está empenhada em antecipar as suas necessidades.
Diante dos desafios que o mercado trazia no final de 2018, ela decidiu tornar-se ainda mais rápida, oferecendo aos seus clientes e parceiros grande velocidade na entrega de novos serviços, produtos e atendimento. A qualidade sempre foi um item inegociável e, para que ela se refletisse em produtos modernos e com sistemas altamente confiáveis, a velocidade necessária para atender a demanda do mercado deveria passar por uma estratégia assertiva e definitiva.
Sendo uma corretora digital, a principal interface com o cliente é a internet, através do website e de aplicativos. Com um time bastante maduro e profissional, a mudança era necessária, mas para que a velocidade de lançamento de novas funcionalidades, produtos e ofertas nos sistemas ocorresse de forma sólida, uma estratégia de mudança de alto impacto deveria ser adotada. Esta deveria considerar as questões culturais da Guide, as competências do time, a qualidade exigida e a satisfação do cliente.
É natural que em uma empresa tradicional, o modelo de desenvolvimento de sistemas, novas funcionalidades e rotinas vinha sendo norteado por uma orientação a projetos. Cada grande mudança se tornava em um grande projeto demandando por uma área de negócios, que buscando os melhores indicadores de desempenho, pressionava os times de tecnologia e desenvolvimento de sistemas por prazos e produtividade.
Tendo recebido a demanda, os times desenvolviam os sistemas, mas com um nível de integração reduzido com as demais áreas, como negócios, por exemplo. Normalmente as entregas demoravam para ocorrer em função do volume de esforço necessário, como é comum em cenários similares. Os prazos nem sempre eram cumpridos satisfatoriamente, pois o dimensionamento do tempo e trabalho necessário era parcial, o que como resultado, gerava frustração de retrabalho.
Além de velocidade para atender bem o cliente, era preciso colocar todo time no mesmo “barco”, com as mesmas dores, necessidades e desejos. As entregas de novos sistemas pelos times de tecnologia deveriam ser significativamente mais rápidas para atender a demanda do mercado, os ajustes deveriam ser feitos em tempo real e tudo isso com uma qualidade muito acima da média. Este deveria se tornar um grande diferencial no mercado: ter toda a empresa, independente da área, totalmente orientada a indicadores de aumento de negócios e satisfação do cliente e não ao cumprimento de um prazo, uma entrega ou parte de uma atividade.
Para essa missão a Guide Investimentos escolheu a Prime Control, uma empresa que tem em seu DNA a Qualidade e a Transformação. Para esse trabalho, que contou com o patrocínio fundamental do primeiro escalão da Guide, a Prime Control trouxe toda a sua experiência de mais de 10 anos em Qualidade, tornando-se a grande facilitadora em um processo chamado de Transformação Ágil. “Essa transformação não envolve apenas processos e métodos, mas pessoas, cultura e significado”, afirma Everton Arantes, CEO da Prime Control. “Após um diagnóstico, definimos pela prática mais aderente, o que permitiu que um modelo verdadeiramente Ágil pudesse ser implementado em poucos meses dentro de uma estrutura tradicional”, complementa Everton.
A Cultura Ágil, baseada em metodologias mais modernas envolve um grande ajuste comportamental e um alto nível de ressignificação das pessoas e para tornar o processo de mudança ainda mais sólido. Um formato lúdico tem sido largamente utilizado na Guide Investimentos. A partir de dinâmicas em grupo, foram reunidos todos os times envolvidos desde a concepção de um produto, sistema ou rotina, até a sua entrega final, também conhecidas como “Inceptions”. Os diferentes times puderam experimentar o trabalho em equipe em outras dimensões. “Todos sempre chegam juntos a um consenso sobre a melhor forma de fazer algo, sobre o prazo e também sobre o que deve ser entregue”, afirma Adriano Bacha, Gerente de Tecnologia da Guide Investimentos. “Todos entraram no mesmo barco, a partir de um “reset” rápido e comportamental, mas sempre respeitando as experiências e competências de cada pessoa, todo o time aderiu naturalmente a um modelo altamente.
O modelo é continuo e conta com atividades organizadas, direcionadas por diversos Agile Coaches, que acompanham os diferentes times, agora divididos em Squads. Os Coaches são grandes facilitadores da rotina, nutrindo as pessoas com muita motivação e experiência. “Temos profissionais atuando em todos os ciclos, onde entregas que antes demoravam meses, agora são muito rápidas, objetivas e escaláveis”, coloca Everton Arantes. “As prioridades agora são definidas conjuntamente, as áreas estão perfeitamente sincronizadas, envolvidas e comprometidas com o sucesso coletivo”, completa Everton.
“Todos compartilham dos mesmos indicadores de negócio, como a abertura de novas contas e a satisfação dos clientes, por exemplo”, afirma Adriano. A qualidade é assegurada pela Prime Control, mas não apenas na etapa final de um desenvolvimento de sistemas, como no modelo tradicional, mas com a co-criação do todo, desde a concepção pela área de negócios, na construção e no dia-a-dia, sendo qualidade algo natural e altamente influenciada por todo o time da Prime Control, onde como resultado o volume de erros e retrabalho é realmente muito pequeno”, conclui Adriano.
“Um time muito mais unido, motivado e empoderado faz entregas muito mais rápidas e clientes muito satisfeitos”, afirma Bazili Swioklo, CTO da Guide Investimentos. “Hoje não temos mais uma data de entrega de certo sistema ou projeto. Temos um produto em evolução constante, em sprints recorrentes, sempre entregando com velocidade e qualidade produtos, rotinas e sistemas mais completos e confiáveis para os nossos clientes”, completa Swioklo.
Este trabalho foi iniciado há menos de um ano e toda a cultura da Guide Investimentos já é Ágil. Os times unidos em Squads, o Agile Coach apoiando diariamente as pessoas na melhoria constante daquilo que já é ótimo e a qualidade fazendo parte da rotina.
Vamos fazer do mundo digital um lugar melhor!
A Prime Control nasceu com o propósito de fazer do mundo digital um lugar melhor. O digital cresceu tanto que é difícil imaginar nossas vidas sem Internet, apps, ecommerce, mídias sociais, bancos digitais e mais uma série de coisas incríveis, não é mesmo? Então, melhorar o mundo digital significa melhorar uma parte importante da vida das pessoas.
Website desenvolvido por DRB.MKT
Conheça nossa base de ebooks, artigos, relatórios e cases. Aprenda sobre as boas práticas de testes, qualidade de software e muito mais.