Os testes por dispositivos na nuvem ou emuladores são úteis, mas seriam insuficientes para garantir o nível de qualidade almejado pela maior telecom do Brasil. Testar em dispositivos reais é fundamental para obter resultados mais confiáveis e validar funcionalidades que demandam capacidade computacional, câmeras, conectividade de GPS e bluetooth, giroscópio, leitores biométricos, entre outros recursos.

A maior telecom do Brasil precisava inovar na sua infra de testes. A Prime Control foi consultada e propôs soluções criativas para atender integralmente às necessidades da empresa. Em projetos de inovação, há sempre uma dose de imprevistos, mas graças à postura proativa e colaborativa de ambas as partes, todos os desafios técnicos foram superados.
A primeira vitrine suportava até 40 celulares das principais marcas e sistemas operacionais, incluindo iOS, Android e Windows Phone. Posteriormente, o projeto foi ampliado e atualmente conta com 3 vitrines e mais de 90 smartphones.
A maior telecom do Brasil agora conta com ampla infraestrutura de testes mobile. As devices farms mostraram-se um recurso essencial para o trabalho remoto. Desenvolvedores e testadores podem acessá-la a partir de qualquer lugar, mesmo em home office.
Os dispositivos agora estão protegidos em vitrine fechada com chave, tecnologia NFS e câmeras de segurança. Não é mais necessário transportar aparelhos.
Atualmente, há mais de 2.000 combinações entre aparelhos, marcas e sistemas operacionais, ampliando muito a cobertura dos testes.
A device farm também possibilitou a automação de testes mobile e hoje são executados mais de 3.000 testes automatizados por regressão para cada aplicativo.