Cliente: Vivo

A Vivo dispensa apresentações. É uma concessionária de telefonia fixa, telefonia móvel, internet banda larga e TV por assinatura do Brasil, marca comercial da Telefônica Brasil. Está entre as maiores empresas de telecomunicações do país, possuindo uma base gigantesca de clientes ativos. Proporcionar uma boa experiência de atendimento nos canais digitais é, portanto, um desafio enorme e estratégico.

Desafio

Com a ascensão dos smartphones, a Vivo, maior empresa de telecomunicações do Brasil, percebeu que os dispositivos móveis se tornariam o principal canal de relacionamento e atendimento aos clientes. Consequentemente, o “mobile first” se tornou uma premissa básica para a maioria dos projetos de tecnologia da empresa. Contudo, desenvolver para o mobile traz o grande desafio de garantir uma boa experiência em uma variedade enorme de dispositivos.

A fragmentação dos dispositivos móveis é um tema crítico para Quality Assurance. Há uma enorme diversidade de fabricantes, resoluções de telas, sistemas operacionais, capacidades computacionais, além de perfis de usuários. As equipes de QA precisam considerar uma grande quantidade de dispositivos para garantir cobertura e confiabilidade.

No início, a empresa forneceu alguns aparelhos aos desenvolvedores e testadores. Porém, era difícil gerenciar a alocação dos aparelhos e assegurar sua disponibilidade no tempo adequado a todas as equipes. Era comum ocorrerem gargalos nos testes. Com isso, estava evidente que para escalar o desenvolvimento de aplicativos sem perder qualidade, seria fundamental encontrar uma solução confiável para a gestão e disponibilidade dos aparelhos.

“A Prime Control foi escolhida pois se propôs a atender todos os requisitos.(…) Eles se colocaram como parceiros nesse projeto que nunca tínhamos feito nessa proporção.”
Lídia Rogério
Gerente de Governança

Resolução

Os testes por dispositivos na nuvem ou emuladores são úteis, mas seriam insuficientes para garantir o nível de qualidade almejado pela maior telecom do Brasil. Testar em dispositivos reais é fundamental para obter resultados mais confiáveis e validar funcionalidades que demandam capacidade computacional, câmeras, conectividade de GPS e bluetooth, giroscópio, leitores biométricos, entre outros recursos.

Vitrine Vivo

A maior telecom do Brasil precisava inovar na sua infra de testes. A Prime Control foi consultada e propôs soluções criativas para atender integralmente às necessidades da empresa. Em projetos de inovação, há sempre uma dose de imprevistos, mas graças à postura proativa e colaborativa de ambas as partes, todos os desafios técnicos foram superados.

A primeira vitrine suportava até 40 celulares das principais marcas e sistemas operacionais, incluindo iOS, Android e Windows Phone. Posteriormente, o projeto foi ampliado e atualmente conta com 3 vitrines e mais de 90 smartphones.

A maior telecom do Brasil agora conta com ampla infraestrutura de testes mobile. As devices farms mostraram-se um recurso essencial para o trabalho remoto. Desenvolvedores e testadores podem acessá-la a partir de qualquer lugar, mesmo em home office.

Os dispositivos agora estão protegidos em vitrine fechada com chave, tecnologia NFS e câmeras de segurança. Não é mais necessário transportar aparelhos.

Atualmente, há mais de 2.000 combinações entre aparelhos, marcas e sistemas operacionais, ampliando muito a cobertura dos testes.

A device farm também possibilitou a automação de testes mobile e hoje são executados mais de 3.000 testes automatizados por regressão para cada aplicativo.

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