Ícone do site Prime Control

A evolução dos testes de software: do manual ao baixo código

Introdução 

A consultoria Gartner prevê que as plataformas de baixo código serão responsáveis por até 65% das aplicações até 2024. A automação de teste de baixo código é uma abordagem de teste de software que requer uma codificação mínima, permitindo que usuários com menos domínio da técnica gradualmente se envolvam mais com projetos de automação, ampliando a gama de pessoas envolvidas na criação, execução e gerenciamento desses testes.  

Essencialmente, ainda segundo a Gartner, “baixo código serve para descrever plataformas que não necessariamente exigem código e oferecem um conjunto integrado de ferramentas para acelerar a entrega de aplicativos”. Embora os testes de automação tradicional exijam codificação extensa e conjuntos de habilidades especializadas, plataformas de automação de baixo ou nenhum código permitem a qualquer usuário configurar, executar e analisar testes automatizados com exigência mínima de código ou mesmo inexistente.

Benefícios da automação de testes de baixo código
Acelerar seu time de desenvolvimento 

Ao tornar mais simples a testagem das aplicações em geral, removendo a grande maioria ou até mesmo toda a codificação manual do processo (na chamada automação de testes sem script, ou sem código, nas quais os testadores podem criar testes totalmente automatizados sem necessidade de código algum), é permitido aos testadores sem habilidades técnicas especializadas uma participação mais ativa do processo de teste, aumentando seu envolvimento no ciclo de vida de desenvolvimento de software.
Atender as demandas do mercado 

Com a democratização do desenvolvimento de software e diminuição das barreiras dos testes através de uma estrutura intuitiva de fácil assimilação, a automação de testes de baixo código oferece uma alternativa que pode ajudar as empresas a ajustar suas organizações de desenvolvimento para acompanhar as demandas e expectativas mais urgentes do mercado atual.  

Redução de tempo, custos e riscos
Os muitos benefícios das ferramentas de automação de baixo código incluem a entrega acelerada de software, redução dos processos de teste e desenvolvimento e um envolvimento maior de qualquer usuário. Elas reduzem o tempo, o custo, o risco e as ineficiências gerais das práticas padrão atuais e proporcionam a transformação de um grupo desarticulado de engenheiros e testadores leigos em uma equipe mais colaborativa e eficiente. 

Já que são necessárias maneiras cada vez mais rápidas de entregar aplicações, as plataformas de desenvolvimento de baixo código oferecem uma maneira comprovada de economizar cada vez mais tempo, construindo as aplicações rapidamente e facilitando a implementação (e eventuais modificações), sem a necessidade de codificação.  

Maior colaboração entre equipes de TI e de negócios 

Além disso, estas plataformas proporcionam um excelente mecanismo de comunicação para alinhar os negócios e as partes interessadas de TI, garantindo assim maior qualidade de software e resultados comerciais mais bem-sucedidos. O valor fundamental de uma plataforma de desenvolvimento de baixo código é que ela reúne TI e negócios, permitindo um desenvolvimento mais rápido, interativo e especialmente colaborativo. 

Elimina o endividamento de teste 

O baixo código também ajuda a resolver um dos problemas mais difundidos enfrentados pelas equipes de QA no mundo atual de desenvolvimento rápido e contínuo: o endividamento de teste. O endividamento de teste é incorrido quando há uma falha nos testes que não é corrigida antes que o código seja liberado para a produção, o que pode ser mais insidioso se não for constantemente medido e mantido sob controle.  

Os testes inteligentes proporcionam uma maneira mais eficiente e eficaz de administrar este problema, contribuindo para uma infraestrutura inteligente que raramente experimenta tempo de inatividade causado pela falta de coordenação humana. Os testes de baixo código permitem esta coordenação, exercendo a colaboração entre equipes multifuncionais, sem precisar de um conjunto de habilidades altamente técnicas. 

Os testes de baixo código representam uma oportunidade única de eliminar um grande endividamento de teste do centro de custo estrutural – e substituí-lo por uma infraestrutura que não só é mais eficiente, mas também mais poderosa em termos de sua escalabilidade, cobertura, consciência da mudança e capacidade de resposta a fatores posteriores. Equipes de produtos de alto desempenho recebem os benefícios compostos de implantações mais frequentes, prazos de entrega mais curtos e taxas menores de falhas nas mudanças. 

Conclusão 

Em suma, esta abordagem valoriza imensamente qualquer negócio. Ao democratizar os testes, capacita-se mais membros da equipe para criar testes automatizados sem necessidade de codificação. A melhoria da eficiência, por sua vez, reduz significativamente as tarefas repetitivas, aumentando a confiabilidade dos testes ao evitar gargalos na testagem, acompanhando o ritmo acelerado do desenvolvimento do software. 

Quando as empresas fazem a transição para a automação inteligente de testes de baixo código, elas normalmente registram uma economia de custos de 25% a 75%. Os testes de baixo código estão se tornando um aspecto essencial dos testes que devem ser incluídos no arsenal de cada equipe de produto. Isso abre espaço para que usuários menos técnicos se envolvam mais com o ciclo de vida da entrega do software, permitindo que uma cultura de qualidade seja desbloqueada em toda a organização.  

Embora haja muito valor de outras formas de testes, tais como testes unitários e de integração, muitas vezes ele pode ser limitado pelo número de engenheiros treinados e pelo tempo necessário para concluir os testes de ponta a ponta. Nem todos os elementos centrais de seu negócio podem ser completamente automatizados, mas a identificação de algumas áreas essenciais pode permitir que sua equipe se concentre em outros aspectos do negócio, reduzindo os custos de mão de obra e melhorando a produtividade dos funcionários. 

Portanto, com o peso da codificação removido do processo e os testadores leigos adquirindo autonomia para desempenhar um papel importante na entrega de software de qualidade em velocidade de uma maneira mais eficiente e eficaz, é possível aumentar a qualidade do produto ao mesmo tempo que se economizam cada vez mais recursos.

Sair da versão mobile