Presença omnichanel, melhoria da experiência do consumidor com a digitalização e uso de tecnologias como IA, AR e RA, além da personalização de ofertas e entregas rápidas são algumas das tendências da indústria do varejo que estão baseadas na necessidade do uso de tecnologia. Um mercado em constantes mudanças enfrenta muitos desafios. Nesse contexto, os sistemas e aplicativos de varejo tornam-se críticos para os negócios. Realizar testes imparciais e controle de qualidade é necessário e não permite às marcas grande margem de erro.
Uma pesquisa da Qualitest detectou que 55% dos compradores online encontram vários problemas de compra ou cobrança, fazendo com que a maioria deles duvide da legitimidade do varejista. A presença online é agora tão importante quanto uma loja física e para alguns a loja online é o seu único canal de vendas.
Esse movimento do mercado varejista no mundo traz a necessidade de garantia da qualidade de software por meio da automação de testes, testes em ambientes de produção simulados, desempenho e escalabilidade, em dispositivos móveis e omnichanel, segurança, usabilidade e experiência do cliente. Enfim, as estratégias das marcas varejistas devem passar necessariamente pelo gerenciamento da qualidade de software.