A transformação digital está ao alcance da sua organização… se você tiver um bom plano para alcançá-la, é claro.
Confira 5 lições para guiar a sua transformação digital em 2023.
1. Não busque um Big Bang
A urgência de se realizar uma transformação digital em resposta a um mercado cada vez mais exigente não é motivo para os gestores buscarem uma solução rápida e certeira – pois tal solução não existe.
E o que à primeira vista parece um conselho óbvio é, na verdade, um alerta pertinente, pois muitas organizações caem no erro de impor novos processos sem antes preparar o terreno.
E por “preparar o terreno” entenda-se:
- Encontrar os fluxos de trabalho que podem servir como laboratório para as novas práticas digitais;
- Agilizar os processos decisórios, para que os gestores possam testar novas práticas até encontrar as que funcionam melhor para a organização;
- Promover uma “cultura positiva” em relação a falhas, para que estas sejam entendidas como oportunidade de melhoria e aprendizado;
- Capacitar os colaboradores de modo que possam participar ativamente do processo de transformação digital.
Sem esta transformação cultural, novos métodos e práticas não vão durar.
2. Potencialize os testes contínuos com codeless testing
A prática de realizar testes contínuos (continuous testing) beneficia todo o fluxo de desenvolvimento e deve estar no coração da sua estratégia de transformação digital.
Em termos simples, trata-se de executar testes ao longo do ciclo de desenvolvimento do software para que problemas sejam identificados e solucionados o quanto antes.
Para 2023, cabe ir além do continuous testing puro: para ter mais resultados, incorpore a prática de codeless testing, que (como o nome sugere) envolve executar testes sem escrever códigos.
Ferramentas de codeless testing reduzem a dependência em relação a recursos especializados e dão mais agilidade ao processo.
3. Coloque riscos ao negócio no radar dos testes automatizados
Automação de testes é uma das chaves da transformação digital e, como o continuous testing, pode e deve ser potencializada. No caso, o que dá mais sofisticação e relevância à prática é usar riscos ao negócio para direcionar a automação.
Quais aspectos do software devem estar na mira dos testes automatizados? Sem a priorização, os esforços de automação ficam dispersos e aspectos críticos não são devidamente assistidos.
Naturalmente, é necessário contar com o apoio de especialistas em automação para realizar o setup do conjunto de testes.
4. Combine Gerenciamento de Dados às estratégias de IA e ML
A Inteligência Artificial e o Machine Learning ganham mais espaço no ramo da TI a cada dia – tanto que já se fala em AIOps, uma incorporação de ambos no processo de desenvolvimento.
Sem um gerenciamento de dados apropriado, contudo, o que deveria ser um passo evolutivo se torna um problema, pois um algoritmo mal alimentado não realiza seu potencial. E, mais do que isso, tende a prejudicar o andamento dos processos.
Na sua estratégia de transformação digital para este ano, não subestime a importância do gerenciamento de dados. De onde vêm os dados? Como eles são gerenciados? Quem tem acesso a eles?
Tornar-se data driven vai potencializar sua transformação digital.
5. Qualifique gestores em relação a testes
Saber a importância de se realizar testes é apenas o começo.
Infelizmente, há muitos gestores que, por razões diversas, não passam desse ponto. Permanecem com um entendimento vago sobre testes, sem compreender o papel deles no desenvolvimento do produto.
A falta deste entendimento prejudica a gestão dos processos ligados à execução de testes nos projetos, e dificulta a transformação digital da organização como um todo. Compreender os objetivos e propósitos dos testes é fundamental na gestão dos projetos, desde a mitigação de riscos à escolha das melhores ferramentas.
Em resumo, a transformação digital da sua organização em 2023 estará amparada por uma clara visão de processos, por um bom gerenciamento de dados e pela gestão eficiente de testes.
Conte com o apoio de profissionais experientes para viabilizar a transformação digital da sua organização. Clique aqui e agende uma conversa com um especialista Prime Control.