5 Estratégias de Cybersecurity para Transformação Digital

Se, por um lado, novas tecnologias podem elevar a qualidade e a agilidade nas entregas de uma organização, por outro, não se deve ignorar as vulnerabilidades e riscos à segurança que podem acompanhar essas novidades.

É fundamental manter a cibersegurança entre as prioridades centrais da organização.

Nuvem segura

De modo geral, soluções de segurança para infraestruturas on-premise não são adequadas para infraestruturas em nuvem. Além disso, embora padrões de segurança específicos para nuvem, como ISO 21017 e 27018, sejam bons parâmetros, não cobrem todas as bases necessárias.

A capacidade de avaliar visibilidade, compliance e segurança no workload são algumas considerações críticas para um framework de segurança em nuvem. Em nível operacional, isso se traduz em:

  • Cuidar de segurança nativa em nuvem tão bem quanto de segurança customizada;
  • Autenticar e autorizar workloads locais e de nuvem para evitar brechas;
  • Providenciar dashboards centralizados para aprimorar visibilidade no quadro de segurança;
  • e assegurar compliance em todos os processos.

Ecossistema seguro

No “tecido operacional” das organizações atuais, é muito comum que haja diversas localidades e entidades terceirizadas. Some a isso novos processos e stakeholders inseridos ao longo da transformação digital, e você terá um novo conjunto de riscos para lidar.

Gerenciamento de governança, de riscos trazidos por terceiros e de compliance se tornam processos especialmente importantes neste contexto. Cada novo elemento inserido no ecossistema precisa ser devidamente avaliado.

A importância do DevSecOps

No framework DevSecOps, a segurança não é apenas uma etapa a ser cumprida: ela permeia todo o processo, e segue presente mesmo após o lançamento, na abordagem de testes contínuos.

Delinear este framework de maneira harmoniosa demanda um bom conhecimento sobre o papel da cibersegurança nas fases de desenvolvimento/integração. Também é essencial definir com clareza as responsabilidades das equipes envolvidas – já que cada uma deve colaborar à sua maneira.

Cultura e ambiente de trabalho

Um dos principais erros que os gestores cometem ao implementar ações de transformação digital é o de ignorar o peso da cultura da organização. A imposição de procedimentos “de cima para baixo”, feita sem levar em conta as percepções dos colaboradores, tende a falhar.

Assim, em paralelo à criação de boas práticas em segurança e de incorporação de soluções técnicas, é preciso fomentar uma cultura de cibersegurança entre as equipes. Todos os colaboradores, independentemente de função ou hierarquia, devem compreender os riscos das ameaças digitais, e saber como contribuir para a cibersegurança da organização.

A Prime Control pode ajudar a sua organização a atingir novos patamares por meio de transformação digital. Clique aqui e agende uma conversa com um de nossos especialistas!

Newsletter

Assine nossa newsletter e seja avisado sobre novos artigos, cases, eventos e muito mais.

E-books e Relatórios

Conheça nossa base de ebooks, artigos, relatórios e cases. Aprenda sobre as boas práticas de testes, qualidade de software e muito mais.

Tudo disponível para download gratuitamente.