A prática do Software Composition Analysis é crucial para garantir que um programa (especialmente se usa pacotes de código open source) seja seguro. A questão é: como encontrar uma boa ferramenta?
Se você não quer perder tempo e dinheiro testando várias soluções, continue a leitura, porque vamos lhe mostrar os critérios mais importantes para a escolha.
1. Facilidade de integração
É uma questão de bom senso: uma ferramenta que não seja developer-friendly ou, se alguma forma, atrapalha o ciclo de desenvolvimento, dificilmente será adotada.
Uma boa solução em SCA é intuitiva, ajuda os desenvolvedores a formular ações de remediação (ao invés de somente apontar vulnerabilidades) e, de preferência, dão suporte às principais linguagens usadas pela equipe.
2. Capacidade de análise de dependências
Já falamos disso, mas é tão importante que vale a pena frisar: grande parte das vulnerabilidades em pacotes open source está dentro das chamadas “dependências indiretas”, componentes de código que ficam “menos aparentes”, por assim dizer.
Escolha uma ferramenta de SCA que seja capaz de interpretar com precisão todas as dependências do código, dando a visibilidade necessária para que os desenvolvedores possam agir.
3. Priorização e remediação
Uma boa capacidade para identificar falhas de segurança vai lhe dar visibilidade, mas há o outro lado da moeda: centenas… ou, talvez, milhares de erros podem acabar se acumulando no backlog.
Existem três maneiras de resolver o problema e evitar que os responsáveis pela segurança se sobrecarreguem:
- Ter um sistema de classificação preciso, que vá além da pontuação CVSS;
- Oferecer um contexto aprofundado das vulnerabilidades, mostrando quais podem ser de fato alcançadas e exploradas;
- Automatizar a priorização, distribuindo as tarefas de maneira inteligente por projetos e equipes.
4. Detalhamento de relatórios
Manter registros dos vários pacotes de open source usados, bem como de suas licenças, é uma boa prática para garantir visibilidade e governança. Se a ferramenta for capaz de gerar um relatório BoM (Bill of Materials), melhor.
5. Compatibilidade com a Nuvem
O próprio conceito de SCA precisou se expandir para abarcar containers e outros componentes que se tornaram comuns no desenvolvimento de softwares. Verifique se a solução é capaz de identificar vulnerabilidades de segurança em containers e em infraestrutura-como-código.
Quer elevar a qualidade e a segurança do seu software a um novo patamar? Clique aqui e agende uma conversa com um especialista Prime Control.