Ícone do site Prime Control

3 desafios dos testes contínuos (e como superá-los)

3 desafios dos testes contínuos (e como superá-los)

Uma empresa grande, com sua complexa estrutura e sua cultura enraizada, pode ter mais dificuldades do que uma pequena na hora de implementar testes contínuos. Contudo, não há dúvida de que vale a pena enfrentar o desafio – e há bons exemplos de sucesso para facilitar a tarefa.

Confira a seguir cases de três grandes organizações e saiba como superar barreiras aos testes contínuos.

Expandindo a automação de testes (Linde plc)

O valor da automação de testes propriamente dita é evidente. Saber como implementá-la, porém, não é nada óbvio. É preciso ser seletivo na escolha dos testes, fugindo da tentação de automatizar tudo o quanto antes.

Eis algumas boas práticas implementadas pela multinacional Linde plc, uma das maiores companhias de gás do mundo:

Preparando funcionalidades para o lançamento (Moët Hennessy-Louis Vuitton – LVMH)

Implementar novidades em uma aplicação é louvável, mas é importante tomar cuidado para não prejudicar as funcionalidades já existentes. Além disso, não se pode perder de vista as expectativas do cliente e a qualidade do software como um todo.

É mais difícil averiguar se uma funcionalidade está pronta para lançamento quando há várias equipes envolvidas nos componentes e camadas da aplicação: muito provavelmente cada uma está seguindo seu ritmo e suas próprias práticas de testes. O usuário final, porém, não tem nada a ver com essa história: apenas quer que tudo funcione como prometido.

É com isso em mente que a Moët Hennessy-Louis Vuitton (que está por trás de marcas de luxo como TAG Heuer, Dom Perignon e Christian Dior) aprimorou seu processo de testes. Há boas lições para se aprender:

Equilibrando colaboração e autonomia (Dell)

Um desafio típico de grandes organizações é encontrar o ponto de equilíbrio entre a autonomia de suas equipes e a colaboração entre elas. Para promover sinergias entre 30 divisões, contemplando mais de 20 frameworks de automação de testes, a Dell precisou desenvolver uma estratégia peculiar:

Estas e outras boas práticas são referências valiosas, mas cada organização tem seu próprio caminho, com desafios e facilidades na implementação de uma sólida estrutura de testes. Clique aqui e agende uma conversa com um especialista da Prime Control para levar sua organização a um novo patamar.

Sair da versão mobile