3 coisas que todo CIO deve fazer antes de adotar soluções de IA

A popularização da IA traz oportunidades e desafios para empresas de praticamente todos os segmentos. E, para prosperar neste cenário, os CIOs devem estar atentos tanto a possibilidades quanto a custos e riscos envolvidos.

Continue a leitura para ter clareza a respeito do panorama e tomar decisões melhores envolvendo IA na sua organização.

1. Reúna os melhores casos de uso

Um CIO prudente não se deixa levar pela euforia de implementar soluções de IA em todas as áreas que puder. Ele busca conhecer casos de uso pertinentes, e os avalia segundo a viabilidade de implementação e o valor que trarão ao negócio.

Sem um equilíbrio entre estes dois critérios, não há como justificar o investimento.

Entre os muitos casos de uso para IA, há 3 que se destacam por serem ao mesmo tempo viáveis e de alto valor:

  • Classificação de leads;
  • Identificação de oportunidades de mercado;
  • Otimização de preços.

Também há casos que são viáveis mas de médio valor para empresas em geral:

  • Cross-selling e upselling;
  • Personalização de conteúdos de venda;
  • Aprimoramento da experiência do usuário;
  • Gestão de conhecimento;
  • Organização de estratégias por território.

Cada um dos casos listados envolve, em última análise, o processamento inteligente de dados. Seja em relação a comportamento de leads ou a informações sobre concorrentes, é preciso alimentar as ferramentas com dados de qualidade.

Do contrário, é impossível extrair o máximo de potencial da IA.

2. Conheça os custos e riscos do uso de IA

Assim como tantos outros avanços tecnológicos, a IA não está livre de preocupações acerca de seu uso. No campo da cibersegurança, por exemplo, ela pode ser usada tanto para combater quanto para fortalecer ameaças.

Em um cenário mais amplo, há riscos que devem estar no radar de qualquer CIO, tais como:

  • Infração de direitos autorais;
  • Falta de transparência nos sistemas;
  • Geração de resultados falsos;
  • Descumprimento de normas regulatórias.

Mitigar estes e outros riscos demanda treinamento apropriado para quem vai operar as soluções de IA no dia a dia. E, quanto maior for a escala da adoção de IA na empresa, mais criteriosos devem ser os “preparativos”.

Além disso, treinamentos técnicos normalmente não bastam: pode ser necessário fazer mudanças na cultura organizacional. Sem isso, é impossível evitar o uso irresponsável das ferramentas.

O que nos leva ao próximo tópico.

3. Sintetize o conhecimento

Uma vez identificados os casos de uso, os riscos a serem evitados e os custos necessários, como viabilizar a adoção propriamente dita?

Com as informações em mãos, o CIO tem base para criar um documento que reúna:

  • Sua visão sobre a implementação de soluções de IA;
  • Os benefícios esperados;
  • As estratégias para mitigar os riscos;
  • e os KPIs que serão usados para medir os resultados.

Também é altamente recomendável adotar treinamentos para promover uma cultura data-driven na organização. Isso facilita imensamente a (necessária) colaboração entre a inteligência humana e a inteligência artificial.

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