Ícone do site Prime Control

10 ferramentas de automação de testes mais usadas

Qual ferramenta de automação de teste escolher? Quais possuem as funcionalidades que minha equipe precisa? Listamos 10 ferramentas para facilitar sua decisão na hora de escolher uma ajuda para sua automação de testes.

O desenvolvimento, inspeção e o teste de unidade são as três partes do teste de códigos. Numa era onde tudo é automatizado, testadores de software tem demandado cada vez mais ferramentas de automação de testes. Listamos as ferramentas mais usadas para facilitar sua escolha:

1. Selenium

No momento, Selenium é a ferramenta mais popular e usada do mercado. Esta ferramenta open source é usada principalmente para aplicações web. A estrutura de testes do Selenium atua em vários browsers e plataformas como Linux, Mac, Windows, Firefox, Chrome, Internet Explorer, assim como em Headless Browsers. O Selenium IDE, um add-on de navegador, permite gravar e reproduzir, o que significa que o testador pode usar estas funcionalidades até mesmo se estiver aprendendo a usar o Selenium IDE. O Selenium WebDriver ajuda a criar scripts de automação de testes mais complexos e avançados. Além disso, os testadores podem escrever em várias linguagens de programação como Java, Perl, JavaScript, PHP, Python, C#, Ruby e Groovy.

2. TestComplete

Desenvolvido pela SmartBear Software, o TestComplete é uma plataforma comercial que pode automatizar testes do desktop, celular e aplicações web. Permite também a utilização de diversas linguagens, como JavaScript, VBScript e Python, além também de ter as funções de teste orientado por dados (DDT), teste por palavras-chaves, teste de regressão e teste distribuído.

O TestComplete possibilita a criação de testes automatizados para aplicativos iOS, Web Microsoft Windows e Android. A ferramenta comporta as seguintes funções:

3. Telerik Test Studio

Telerik Test Studio é uma ferramenta de automação abrangente. O TestStudio pode ser usado manualmente e também oferece teste funcional de UI, teste de performance, teste exploratório, teste mobile, teste de carregamento e teste no Visual Studio. São compatíveis no Test Studio aplicativos de automação como Angular, ASP.NET, HTML5, JavaScript, AJAX, WPF, Silverlight, MVC, Ruby e iOS, PHP e Android. Também suporta linguagens de script como VB.Net e C#.

Algumas outras funções principais de Telerik Test Studio são:

4. Robotium

Este framework é popular para a automação de testes para Android. Benefícios do Robotium:

5. Watir

Watir é o aplicativo de testes no Ruby, uma ferramenta open source muitíssimo leve, usada especialmente para testes de aplicações web. Gigantes da tecnologia como Oracle, SAP e Facebook a usam. Ela oferece as seguintes funções:

6. HPE Unified Functional Testing

O QuickTest Professional (QTP) da companhia Hewlett-Packard (HP) é agora conhecido como Unified Functional Testing (UFT), uma das ferramentas de automação de testes cross-platform de ponta, que proporciona teste funcional automatizado e teste de regressão. Faz uso de VBscripts para especificar procedimentos de testes.

Algumas das características exclusivas do HP UTP são:

7. Ranorex

Ranorex é uma ferramenta de teste de GUI bastante ajustável de se executar e automatizar testes. Também oferece diversas ferramentas de automatização de testes para aplicações web, desktop e mobile. Diferentemente do Selenium, o Ranorex é de fácil instalação e uso para não-programadores. A Ranorex oferece as seguintes funções especiais:

8. Cucumber

Programado no Ruby, o Cucumber é uma ferramenta de testes open source desenvolvido com o conceito desenvolvimento orientado por comportamento (BDD). Este conceito é usado para escrever testes de aceitação para aplicações web. Anteriormente, era restrito apenas ao Ruby, mas atualmente suporta outras linguagens como Java, NET, Scala, Groovy, etc. Funcionalidades:

9. Visual Studio Test Professional

Uma solução para testes totalmente instrumentada, configurável e intuitiva para todas as plataformas da Microsoft, incluindo mobile, tablets, desktops, servers e a nuvem.  O VST tem como benefícios:

10. TestingWhiz

Programado pela Cygnet Infotech, a TestingWhiz é uma ferramenta de automação de testes que oferece soluções para testes em website, teste de regressão, teste mobile, teste cross-browser e teste do banco de dados. A TestingWhiz oferece várias funcionalidades importantes como:

Sair da versão mobile